Formigueiro-pintalgado (Myrmorchilus strigilatus) é uma especie de ave da família dos Thamnophilidae que pertence ao gênero Myrmorchilus.
É solitário ou aos pares, forrageando no chão ou baixo e é difícil de ver, pois tende a permanecer em vegetação densa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do formigueiro-pintalgado
Mede entre 15 e 16 cm de comprimento e pesa entre 23 e 26 g. Apresenta dimorfismo sexual . O macho é conspicuamente listrado de preto e ruivo na parte superior, com uma faixa frontal estreita que é marrom amarelada (no Chaco) ou branca (na Caatinga).
As coberturas das asas são pretas com duas barras brancas e manchas brancas, a garupae as penas centrais da cauda são ruivas, enquanto as penas laterais exibem pontas pretas largas e bordas brancas.
A garganta e o peito são pretos, contrastando com a parte inferior da face e o ventre, que são esbranquiçados.
A fêmea é bastante semelhante, abaixo é branco acastanhado sem o babador preto e o peito é estriado de marrom escuro.
Habitat do formigueiro-pintalgado
O formigueiro-pintalgado é bastante comum em seu habitat natural , no solo ou próximo a ele, em matas secas e matagais da caatinga e do chaco , até 1100 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se em duas áreas disjuntas, no nordeste do Brasil e no centro-sul do continente (sudeste da Bolívia , adjacências do oeste do Brasil, oeste do Paraguai e norte da Argentina ).
Reprodução do formigueiro-pintalgado
O ninho tem a forma de taça ou hemisfério construído com fibras vegetais e musgos e envolto em teias de aranha, colocado no chão.
Deposita dois ovos rosados com manchas marrons, ou salmão claro com manchas marrons, mais concentrados no pólo maior.
Ambos os membros da dupla incubam, uma fêmea foi observada alimentando um jovem com larvas no mês de dezembro, no Chaco argentino.
Alimentação do formigueiro-pintalgado
O formigueiro-pintalgado alimenta-se de insetos e possivelmente outros artrópodes também .
Canto do formigueiro-pintalgado
A canção característica é um alto e ofegante “chiim, chiiri-güiír” ou “chrii, chrii-cho-uií”; a fêmea às vezes segue com uma prole “pur, chiir-chiir-chur-chur-chr-chr”. Ambos os sexos também emitem uma chamada “pii-yiír”.