Entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) é uma especie de ave da família dos Rhinocryptidae que pertence ao gênero Merulaxis.
O bristlefront de Stressemann é uma das aves mais raras do mundo. A IUCN avaliou-o como criticamente ameaçado.
Uma extensa pesquisa foi realizada em 2019, e a espécie foi vista pela última vez em um pequeno remanescente florestal, hoje reservado como Reserva Mata do Passarinho. A IUCN acredita que menos de 50 indivíduos maduros sobrevivem.
Características do entufado-baiano
O entufado-baiano é um pássaro de tamanho médio e cauda longa com cerdas distintas na testa. Mede 20 cm de comprimento.
O macho é todo cinza ardósia com uma garupa castanho-avermelhada escura, coberteiras superiores da cauda e cloaca.
As feições homônimas são cerdas longas e pontiagudas na testa. A fêmea é marrom-canela na parte superior, com cauda mais escura e canela brilhante na parte inferior.
Habitat do entufado-baiano
O habitat natural do entufado-baiano é a floresta subtropical ou tropical úmida de baixa altitude . Está ameaçado pela perda de habitat , e a Reserva Mata do Passarinho é a última área conhecida a abrigar o cerdas de Stresemann.
A reserva da Mata Atlântica está nos estados de Minas Gerais e Bahia e contém floresta primária e secundária , e é uma ilha de floresta cercada por terras agrícolas.
Reprodução do entufado-baiano
O primeiro ninho conhecido foi encontrado em 2012, e consiste num buraco com o diâmetro de uma bola de ténis, a cerca de 1 m do solo numa ravina exposta, com vegetação pendente, com um túnel-ninho com uma profundidade estimada de 1,80 m.
Alimentação do entufado-baiano
Alimenta-se de artrópodes que captura entre a serapilheira.
Canto do entufado-baiano
É uma característica série decadente de notas musicais assobiadas, subindo ligeiramente no final, durando 10-12 segundos. Eles também transmitiram um semi-musical chamado “tink”.