O canto do piuí-de-topete possui uma variedade de chamadas, sendo a mais comum um “pip pip pip” alto.
Ao amanhecer ele emite um som de di-WIT… ufa, e um apito claro e repetido de piu também é comum.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do piuí-de-topete.
As chamadas alternadas variam de um “zur” repetido e rouco a um assobio “whueer” a notas curtas “pjeek pjeek”. O canto do piuí-de-topete possui notas “pip, pip” vindas do topo das árvores.
Esta espécie habita em florestas montanhosas, florestas secas tropicais ou subtropicais, regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude e florestas secundárias altamente degradadas.
O piuí-de-topete é uma ave que mede 16 centímetros, é um pássaro cinza com uma leve crista na cabeça, o seu bico é laranja com preto.
Aves adultas têm 16–17 cm de altura e pesam 18–20 g, a espécie não é sexualmente dimórfica, o que significa que ambos os sexos têm a mesma plumagem.
Seus pés são anisodáctilos, então três dedos apontam para frente e um dedo aponta para trás. Este é o tipo de pé mais comum em pássaros empoleirados.
Classificação científica do piuí-de-topete
O piuí-de-topete (Contopus fumigatus) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae, e esta presente na fronteira com Venezuela, entre 900 e 2500 metros de altitude, no cerro Uritani em Roraima.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Tyranni;
– Infraordem: Tyrannides;
– Parvordem: Tyrannida;
– Família: Tyrannidae;
– Subfamília: Fluvicolinae;
– Espécie: C. fumigatus;