Arapaçu-de-bico-branco (Dendroplex picus) é uma ave passeriforme da família Dendrocolaptidae, popularmente conhecido como arapaçu-de-bico-reto.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O arapaçu-de-bico-branco é encontrado no Panamá, em Trindad e em todos os países da América do Sul continental, exceto Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Esta espécie geralmente visto sozinho ou aos pares escalando tronco de árvores e galhos, geralmente no estrato médio e baixo de floresta, ás vezes acompanha bandos mistos.
Características do arapaçu-de-bico-branco
O arapaçu-de-bico-branco tem cerca de 21 cm de comprimento e a cauda desta espécie foi modificada para formar um gancho com penas semi-rígidas e pontas de espinha adunco como resultado da evolução para um estilo de vida arbóreo.
Essa adaptação faz com que eles se apóiem na cauda ao escalar troncos de árvores, suas asas são cor de cobre, assim como sua cauda. Parte do peito é pintada de branco com contorno preto.
O resto do peito é marrom claro junto com a parte inferior da barriga, e a cabeça é marrom acinzentada com muitas manchas brancas na borda preta.
Quando observadas em voo, as cores mais marcantes são o castanho enferrujado das asas e corpo inteiro e o cinzento (ligeiramente castanho) da cabeça.
Reprodução do arapaçu-de-bico-branco
O arapaçu-de-bico-branco constrói um ninho na cavidade de uma árvore e põe de dois a três ovos. Este é o primeiro dado de reprodução desta espécie no sudoeste da Amazônia brasileira.
Põe dois ovos, ambos na sua maioria brancos, incubados durante 16 dias no primeiro ninho.
Alimentação
O arapaçu-de-bico-branco se alimenta de invertebrados como caracóis e pequenos vertebrados como lagarto.
Habitos
O arapaçu-de-bico-branco habita em florestas de várzea, manguezais, igapós (florestas inundadas), buritizais, bordas de florestas e capoeiras jovens.
Canto do arapaçu-de-bico-branco
Canto do arapaçu-de-bico-branco é frequentemente ouvido ao amanhecer e ao entardecer, começando cedo e terminando tarde, mas também canta intermitentemente durante o dia.
Na Amazônia, o canto do arapaçu-de-bico-branco é uma série rápida de 25–40 notas de alta frequência em 2–3 segundos, começa como algumas notas agudas gaguejadas seguidas por uma série acelerada de notas descendentes que diminui no final.
As vocalizações dadas lentamente o suficiente para serem contadas, chip, chip, chip, dip-dip-dii-dii-di-di-di-di-di-di, orvalho, orvalho, orvalho.
Por outro lado na Venezuela seu canto é mais lento e com menos notas “chip, chip-chip-chip-dip-dip-dip-di-di-di-di-di-di-di, dip, dip, wik-up, wik-up , wik-up, wik.
Fotos do arapaçu-de-bico-branco
Distribuição geográfica
O arapaçu-de-bico-branco é encontrado na Amazônia brasileira, na Região Nordeste, e ainda nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo.