Canto do arapaçu-de-bico-branco é frequentemente ouvido ao amanhecer e ao entardecer, começando cedo e terminando tarde, mas também canta intermitentemente durante o dia.
Na Amazônia, o canto do arapaçu-de-bico-branco é uma série rápida de 25–40 notas de alta frequência em 2–3 segundos, começa com algumas notas agudas gaguejadas seguidas por uma série acelerada de notas descendentes que diminui no final.
As vocalizações dadas lentamente o suficiente para serem contadas, chip, chip, chip, dip-dip-dii-dii-di-di-di-di-di-di, orvalho, orvalho, orvalho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do arapaçu-de-bico-branco
Por outro lado na Venezuela seu canto é mais lento e com menos notas “chip, chip-chip-chip-dip-dip-dip-di-di-di-di-di-di-di, dip, dip, wik-up, wik-up , wik-up, wik.
O arapaçu-de-bico-branco habita em florestas de várzea, manguezais, igapós (florestas inundadas), buritizais, bordas de florestas e capoeiras jovens.
O arapaçu-de-bico-branco é encontrado na Amazônia brasileira, na Região Nordeste, e ainda nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo.
Classificação científica do arapaçu-de-bico-branco
O arapaçu-de-bico-branco (Dendroplex picus) é uma ave passeriforme da família Dendrocolaptidae, popularmente conhecido como arapaçu-de-bico-reto.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Tyranni;
– Infraordem: Furnariides;
– Parvordem: Furnariida;
– Superfamília: Furnarioidea;
– Família: Dendrocolaptidae;
– Subfamília: Dendrocolaptinae;
– Espécie: D. picus;
Canto do arapaçu-de-bico-branco