Zarro-australiano (Aythya australis) é uma espécie de pato que pertence a família anatídeos, popularmente conhecido como cabeça-dura, pato de olhos brancos, ele é o único verdadeiro pato mergulhador encontrado na Austrália.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O zarro-australiano é encontrado em regiões costeiras mais úmidas da Austrália, particularmente no sudeste, mas são conhecidos por se dispersarem até a Nova Guiné, Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico.
Características do zarro-australiano
O zarro-australiano é visivelmente mais arredondados na forma geral do que a maioria dos patos, tanto o macho quanto a fêmea são castanho-chocolate bastante uniformes na parte superior, com flancos ruivos e partes inferiores brancas.
Além disso, os bordos de fuga e quase toda a parte inferior das asas são brancos, e no macho, os olhos são de um branco marcante, na fêmea, castanhos.
Alimentação
O zarro-australiano se alimenta mergulhando profundamente, muitas vezes ficando submersos por até um minuto de cada vez.
Esta ave deslizam sob a água com apenas uma ondulação, simplesmente abaixando a cabeça e empurrando com seus poderosos pés palmados.
Eles comem uma ampla variedade de pequenas criaturas aquáticas e complementam isso com ervas daninhas aquáticas.
Habitat
O zarro-australiano prefere habitar em lagos maiores, pântanos e rios com águas profundas e calmas, mas são frequentemente vistos em riachos menores, pastagens inundadas e piscinas rasas.
Comportamento
Esta espécie geralmente é silenciosa, porém os machos têm um assobio suave e sibilante e um ‘zumbido’. por outro lado as fêmeas têm uma chamada ‘gaark’ alta e chocalhada.
Fotos do zarro-australiano
Distribuição geografica
O zarro-australiano é encontrado no sudeste da Austrália, particularmente na Bacia Murray-Darling, Nova Guiné, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico, onde podem permanecer por algum tempo, até mesmo reproduzindo por uma ou duas temporadas.