Zarro-de-baer (Aythya baeri) é um pato mergulhador encontrado no leste da Ásia da familia anatídeos, é uma ave residente no norte e centro da China.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O zarro-de-baer anteriormente foi criada no sudeste da Rússia e nordeste da China, migrando no inverno para o sul da China, Vietnã, Japão e Índia.
Além disso, esta espécie de zarro é categorizado como um animal selvagem protegido a nível nacional de primeira classe na China e uma espécie globalmente ameaçada de extinção.
Características do zarro-de-baer
O zarro-de-baer tem uma cabeça e pescoço pretos distintos com brilho verde e com pouca luz, é provável que pareça completamente preto.
Esta espécie é muito semelhante e intimamente relacionado com o pato ferruginoso, e eles foram anteriormente considerados uma única espécie.
O zarro-de-baer é diferenciado por seus flancos brancos ao flutuar na água, bem como por seu tamanho maior e cabeça mais longa e arredondada.
Reprodução do zarro-de-baer
O zarro-de-baer se reproduz em torno de lagos com rica vegetação aquática, nidificando em grama densa, prados de touceiras inundados ou prados arbustivos inundados.
No inverno, a espécie forma grandes bandos em grandes e abertos lagos de água doce e reservatórios com outros da sua espécie.
Alimentação
A alimentação do zarro-de-baer consiste em plantas aquáticas, sementes de gramíneas e moluscos.
Habitat
Este pato migratório habita lagos abertos e de fluxo lento, pântanos e lagoas.
Ameaças
O zarro-de-baer é uma espécie comum porem está se tornando muito raro, e o número de indivíduos maduros pode ser inferior a 1.000 e sua população ainda está em declínio.
A sua caça e a perda de habitat são consideradas as principais razões, esta espécie foi classificada como criticamente ameaçada pela IUCN e listada como um animal protegido de primeira classe na China
Comportamento do zarro-de-baer
O zarro-de-baer é uma espécie tímida, e tm asas fortes e pode voar ou andar em alta velocidade, a espécie também é bom em mergulho e natação, e pode sair rapidamente da água quando ameaçado ou perturbado.
Na época migratória, formam pequenos grupos de mais de 10 ou dezenas de aves, voando em baixas altitudes em formações cuneiformes.
Além disso, durante o inverno, o zarro-de-baer dorme durante o dia, parte para locais de alimentação desconhecidos com outros patos ao entardecer e retorna antes do amanhecer.
Distribuição geografica
O zarro-de-baer é encontrado nas bacias de Amur e Ussuri no nordeste da China e no sudeste do Extremo Oriente da Rússia. Nos últimos anos, também colonizou o norte da China e a China central.
A espécie inverna na maioria das áreas ao sul do Rio Amarelo na China, Taiwan, Japão, Bangladesh, Índia, Coréia do Norte, Laos, Myanmar, Nepal, Tailândia e Vietnã.