O pato-ferrugíneo (Tadorna ferruginea) é uma espécie de ave bastante estendida na Ásia e no Norte da África, e no solo europeu destacam-se as populações do sul da Espanha.
Esta é uma das sete espécies do gênero Tadorna, também conhecidas como Kasarkas nos países de língua alemã, que são atribuídas à subfamília Tadorninae, muitas vezes referidas como meio gansos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O pato-ferrugíneo são nativos das estepes e semidesertos do interior da Ásia e existem populações selvagens na Europa, mas todas são atribuídas a fugitivos cativos.
Características do pato-ferrugíneo
Ambos os sexos são intensamente marrom-ferrugem ou amarelo-ferrugem e têm um colarinho amarelado ou branco mais claro.
As asas anteriores são brancas ou esbranquiçadas, as primárias e a cauda são pretas, as secundárias são verde-esmeralda, isso geralmente não é perceptível ao caminhar no chão.
Na natação de patos corados, as asas dianteiras brancas às vezes são visíveis nas laterais do corpo como uma faixa longitudinal branca.
No entanto, em patos voadores, o contraste entre as asas anteriores brancas, as pinças pretas e a cauda preta é muito marcante.
Seu vôo é muito habilidoso, eles também voam muito ágeis em terrenos íngremes e alpinos, e muitas vezes, eles podem ser vistos sentados à espreita.
Reprodução do pato-ferrugíneo
Esta espécie nidifica em cavidades rochosas ou em tocas e depressões semelhantes a cavernas, nas ela também usa ninhos abandonados de aves de rapina para suas garras.
Além disso, o ninho é uma cavidade rasa forrada com pouca matéria vegetal, e preenchido com um grande número de dunas de ninho.
A ninhada é incubada apenas pela fêmea, e o macho fica perto do ninho e vigia, os jovens são precoces, deixando as tocas algumas horas após a eclosão.
Habitat
Pato-ferrugíneo habita em paisagens abertas e são encontrados principalmente onde há falta de vegetação maior, e durante os meses de inverno, eles ficam principalmente nos cursos dos rios.
Alimentação
Pato-ferrugíneo se alimentam principalmente de partes verdes herbívoras e sementes de plantas cultivadas, estepes, litorâneas e aquáticas.
Além disso, para se alimentar eles procuram campos e prados muito afastados da massa de água mais próxima.
Canto do pato-ferrugíneo
O canto do pato-ferrugíneo é muito variável em geral, as suas chamadas são de longo alcance e som nasal, eles lembram os do ganso do Canadá, mas têm um tom mais alto.
O canto do pato-ferrugíneo emite um som de ang ou eng e os machos e fêmeas chamam alternadamente em dueto.
Um arörr suave e prolongado é ocasionalmente ouvido de machos ameaçadores ou imponentes.
Se um predador ou mesmo um humano se aproxima do ninho durante a época de nidificação, os animais ameaçam com pescoços esticados e cabeças abaixadas, eles permitem que um gaa constantemente repetido seja ouvido.