Caneleiro-verde (Pachyramphus viridis) é uma especie de ave da família dos Tityridae que pertence ao gênero dos Pachyramphus.
Tem sido tradicionalmente colocado em Cotingidae ou Tyrannidae , mas as evidências sugerem fortemente que é melhor colocado em Tityridae, onde agora é colocado pelo Comitê de Classificação Sul-Americano .
Muitas vezes inclui o becard de bochechas amarelas andinas ( Pachyramphus xanthogenys ) como uma subespécie .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do caneleiro-verde
O caneleiro-verde tem um comprimento é de 14,5 a 16,2 centímetros e seu peso é de 18 a 21 gramas.
O macho tem a coroa preta, anel ocular amarelo, pescoço cinza esbranquiçado, dorso esverdeado, asas e cauda verde-oliva, peito amarelo e ventre esbranquiçado.
A fêmea tem uma coroa verde-oliva em vez de preta e as coberturas das asas são marrons. O bico, o tarso e as pernas são cinza-azulados.
Habitat do caneleiro-verde
Esta espécie é considerada rara em seus habitats naturais: matas esparsas e de galeria até 1.000 m de altitude 8 e bordas de florestas úmidas e claras na base dos Andes entre 650 e 1.700 m de altitude.
Distribuição geográfica
O caneleiro-verde é amplamente distribuída na América do Sul . Ocorre no leste e sul do Brasil , na Bolívia , Paraguai , Uruguai e no norte da Argentina .
Subespécie P. v. griseigularis , que é comum na Venezuela, Guiana e norte do Brasil, às vezes é separada em uma espécie separada.
Reprodução do caneleiro-verde
Constrói um grande ninho esférico com entrada lateral. O macho participa ativamente da construção, carregando paus, folhas largas e capim com a fêmea para finalizar o interior do ninho.
Alimentação do caneleiro-verde
O caneleiro-verde alimenta-se de insetos e outros pequenos invertebrados. Come pequenas frutas ocasionalmente.