Turpial ( Icterus icterus) é uma espécie de corrupião que pertence a família Icteridae, popularmente conhecido troupial ou currupião.
O turpial é o pássaro nacional da Venezuela, é uma ave preta e amarela com uma raia branca longa através da asa (que é preta).
Esta espécie habita a floresta onde se alimenta de insetos e outros artrópodes, os adultos ocupam territórios que defendem ferozmente de invasores.
O comportamento desta ave é territorial e do acasalamento é espetacular, especialmente porque ambos os pássaros chamam alto a toda a hora.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do turpial
O turpial é uma ave bastante grande em tamanho, com cauda longa e bico volumoso, e tem uma cabeça preta e parte superior do peito.
As penas na frente do pescoço e na parte superior do peito se projetam, formando uma borda irregular entre a cor preto-laranja da parte inferior do peito e o traseiro da ave.
O restante da laranja é separado por ombros pretos na parte superior e inferior das costas, as asas são quase todas pretas, exceto por uma faixa branca que percorre todo o comprimento da asa quando fechada.
Os olhos são amarelos e há uma pele azul brilhante exposta ao redor de cada olho.
Reprodução do turpial
O turpial se reproduz de março a setembro, eles não constroem ninhos próprios, mas são piratas de ninhos obrigatórios.
Eles não constroem seus próprios ninhos e devem encontrar ninhos vazios ou expulsar adultos de ninhos ativos, as unidades venezuelanas podem atacar violentamente os nesters existentes.
Ao ocupar um ninho, ele pode comer quaisquer ovos restantes ou filhotes no ninho recém-adquirido e defenderá ferozmente a área de possíveis intrusos.
Eventualmente, um grupo de adultos produzirá de três a quatro ovos que eclodem após cerca de duas semanas de incubação.
Alimentação
Esta espécie de corrupião se alimenta todos os tipos de frutas, mas também insetos, ovos e filhotes de outros pássaros.
Habitat
Os turpiais habitam áreas secas como bosques, matas de galeria, matagais secos, planícies e savanas abertas.
Comportamento do turpial
O comportamento de acasalamento pode ser expresso como defensivo em machos e fêmeas. Os machos geralmente cantam como uma demonstração de atração pelas fêmeas ou como defesa contra grupos/concorrentes indesejados.
O comportamento de dueto dessas aves em particular serve para proteger seu território e manter contato (comunicação).
Os machos também se referem a esse comportamento no contexto da paternidade porque o comportamento dessa espécie é o mesmo nas estações reprodutivas e não reprodutivas.
Seu comportamento defensivo é exclusivamente associado ao grupo de casais, pois seu parceiro normalmente provocava uma resposta vocal e física mais forte.