Tesourinha-da-mata (Phibalura flavirostris) é uma especie de ave da família dos Cotingidae que pertence ao gênero fibalura.
A tesourinha-da-mata foi classificada como quase ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) devido à suspeita de que sua população total.
Preliminarmente estimada em 10.000 indivíduos, está diminuindo moderadamente rápido em linha com as taxas de perda de habitat .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tesourinha-da-mata
O tesourinha-da-mata mede entre 21 e 22 cm de comprimento. O macho tem a cabeça enegrecida com reflexos azuis, com uma mancha vermelha na coroa vermelha, anel ocularsobrancelha rosada e embaçada cinza acastanhado.
Garganta e bochechas são amarelo-ouro; uma linha branca atrás dos fones de ouvido se conecta ao peito branco, que possui barras pretas; o restante do ventre é amarelo, brilhante na região infracaudal, com poucas estrias escuras nas hastes das penas.
Partes superiores verde-oliva com barras pretas grossas, mais grossas na nuca; asas enegrecidas com manchas cinza claro nas terciais; a cauda é longa e bifurcada, enegrecida com a base das rectrizes externas oliváceas, muitas vezes separadas em forma de ‘V’.
A fêmea é mais cinzenta na cabeça, menos branca no pescoço, com asas oliveiras e cauda mais curta.
Habitat do tesourinha-da-mata
Esta espécie é considerada rara e local em seu habitat natural , nas bordas da mata e também em clareiras de mata atlântica abaixo de 1400 m de altitude. Nidifica no verão nas partes mais altas de seu habitat e desce para as terras baixas no inverno.
Distribuição geográfica
Distribui-se por todo o sudeste do Brasil (do centro da Bahia , sul de Goiás , Minas Gerais e sul do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul ) e Paraguai e província de Misiones, no nordeste da Argentina .
Reprodução do tesourinha-da-mata
O tesourinha-da-mata constrói seu ninho em uma árvore com musgo, geralmente em pequenas colônias, com os ninhos em árvores diferentes, distantes menos de 100 m umas das outras. A fêmea põe um ou dois ovos e ambos os pais cuidam dos filhotes.
Alimentação do tesourinha-da-mata
Alimenta-se de frutas (principalmente bagas de visco ) e insetos. Esta ave utiliza o ataque em voo para capturar insetos, sendo considerada a mais voadora da família Cotingidae .
Estado de conservação
O tesourinha-da-mata foi classificada como quase ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) devido à suspeita de que sua população total, preliminarmente estimada em 10.000 indivíduos, está diminuindo moderadamente rápido em linha com as taxas de perda de habitat .