Início » Pássaros Silvestres » Inhapim: características, alimentação e habitat

Inhapim: características, alimentação e habitat

inhapim

inhapim (Icterus cayanensis) é uma espécie de ave da ordem Passeriformes, da família Icteridae, é uma ave nativa da América do Sul.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Além disso, o inhapim ele é muito semelhante ao encontro, sendo que este era, anteriormente, considerado subespécie daquele.

No entanto, esta ave se difere por ter maior tamanho, bico mais curvo e comportamento e habitat diferentes.

O  hábitat do inhapim são as concentrações de buritis em terrenos pantanosos ou inundáveis em áreas abertas ou de floresta, estando presente também nas bordas e no dossel de florestas úmidas tropicais.

Características do inhapim

características do inhapim
características do inhapim

O inhapim é uma ave que mede cerca de 22 centímetros e pesa entre 42 e 46 gramas, a plumagem é quase todo preta, exceto o encontro que têm uma mancha amarelo brilhante.

Em relação ao bico fino e pontiagudo é preto, e os olhos são castanhos, tarsos e pés são cinza escuros, a cauda é longa e preta.

Além disso, ambos os sexos apresentam plumagem idêntica, não apresentando dimorfismo sexual, e o jovem da espécie apresenta pequena comissura labial amarelada.

Alimentação

O inhapim se alimenta de frutos de Cecropia sp.

Habitat

Esta espécie habita em locais com buritis em terrenos pantanosos ou inundáveis em áreas abertas ou de floresta, estando presente também nas bordas e no dossel de florestas úmidas tropicais.

Fotos do  inhapim

 inhapim
inhapim
 inhapim
inhapim
 inhapim
inhapim
 inhapim
inhapim
 inhapim
inhapim

Distribuição geográfica

O inhapim é encontrado em todos os estados da Amazônia brasileira, e também no MT, TO, GO e MA, também no Peru e na Bolívia,  Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.