Anambé-de-garganta-encarnada (Porphyrolaema porphyrolaema) é uma especie de ave da família P. porphyrolaema do gênero Porphyrolaema.
O anambé-de-garganta-encarnada é monotípica dentro do gênero Porphyrolaema e não possui subespécies conhecidas. É uma das menores espécies de cotinga e expressa forte dimorfismo sexual.
Os machos têm partes superiores pretas com uma listra branca nas asas e bordas brancas nas penas terciais e uma barriga branca com algumas barras pretas nos flancos traseiros.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do anambé-de-garganta-encarnada
A anambé-de-garganta-encarnada é fortemente dimórfica sexualmente , pois machos e fêmeas têm poucas semelhanças em sua plumagem. O macho tem as partes superiores pretas, incluindo a cabeça, as asas e a cauda.
As penas nas costas da ave até os abrigos da cauda superior , bem como os abrigos das asas superiores , têm franjas brancas, dando-lhe uma aparência escamada.
Há também uma listra de asa branca conspícua e bordas brancas nas penas terciais. Além disso, o macho tem uma garganta profundamente roxa e uma barriga branca, com algumas barras pretas em seus flancos traseiros.
Em contraste, a fêmea da cotinga de garganta roxa é marrom escura com margens amareladas claras nas partes superiores. As partes inferiores são uma canela amarelada com barra preta.
A garganta é de coloração ruiva mais profunda e sem barras. As penas da cauda da fêmea são mais longas e mais pontiagudas na ponta do que as do macho. A cotinga juvenil de garganta roxa se assemelha a uma fêmea mais pálida e lustrosa; a plumagem do imaturo não é descrita.
Habitat do anambé-de-garganta-encarnada
No Brasil a extensão total da cotinga-de-garganta-roxa cobre aproximadamente 2.190.000 km 2, ao longo da qual ocorre em manchas de baixa densidade populacional.
No sudeste do Peru, apenas duas aves foram encontradas por 250 acres, uma proporção que provavelmente é verdadeira em toda a sua distribuição.
O anambé-de-garganta-encarnada pode ser encontrada no dossel ou nas bordas da floresta úmida até 900 m de altitude, mas principalmente é restrita a florestas úmidas abaixo de 400 m .
Pode ser encontrado em florestas úmidas não inundadas ou em florestas de várzea , que são inundadas sazonalmente, não é migratório .
Reprodução do anambé-de-garganta-encarnada
Um macho solitário anambé-de-garganta-encarnada atrai uma fêmea pousando no topo da copa e deixando o sol iluminar sua plumagem iridescente.
O comportamento reprodutivo desta espécie é amplamente desconhecido, mas a distribuição nas épocas de muda implica que esta espécie pode reproduzir-se durante anos.
Alimentação do anambé-de-garganta-encarnada
Alimenta-se principalmente de frutos de árvores florestais, principalmente as pertencentes ao gênero Cecropia. Também consome ocasionalmente pequenos invertebrados , como insetos.
Canto do anambé-de-garganta-encarnada
Esta espécie tem uma voz poderosa que usa com pouca frequência, ao contrário de outras espécies de Cotinga estruturalmente semelhantes , que são em sua maioria silenciosas.
O chamado do macho é um ” preeeeeer ” alto e lamentoso, durando um ou dois segundos, à medida que diminui de tom e se repete periodicamente nas copas das árvores.