Mergulhão-malgaxe (Tachybaptus pelzelnii) é uma espécie de ave que pertence a família Podicipedidae, popularmente conhecido de mergulhão de Madagascar é uma ave endémica de Madagáscar.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O mergulhão-malgaxe geralmente é sedentário, mas se moverá em busca de um habitat mais adequado.
No entanto, em sua época de reprodução pode abranger os meses de agosto a março, embora os pares reprodutores sejam tipicamente territoriais, grupos de nidificação comunal de 150 indivíduos foram registrados.
Características do mergulhão-malgaxe
O mergulhão-malgaxe tem cerca de 25 cm de comprimento e pode ser identificado em sua plumagem reprodutiva, consistindo em um gorro enegrecido e uma linha no pescoço, muitas vezes coberturas avermelhadas das orelhas traseiras e laterais do pescoço, bochechas, garganta e pescoço cinza claro.
Além disso, alguns indivíduos têm uma linha esbranquiçada estreita sob o olho, entre o gorro e as coberturas auriculares.
Reprodução da mergulhão-malgaxe
Os ninhos dos mergulhões malgaxe são construídos sobre uma estrutura flutuante de plantas aquáticas, ancorados na vegetação costeira, normalmente nenúfares.
Alimentação
Esta espécie de mergulhão se alimenta principalmente de insetos, mas também é conhecido por capturar pequenos peixes e crustáceos.
Habitat
O mergulhão-malgaxe habita em lagos e piscinas rasas de água doce, com uma densa cobertura de nenúfares, mas também foi encontrado em vários lagos muito mais profundos.
Ameaças do Mergulhão-malgaxe
Além disso, este espécie é classificado como ameaçado pela IUCN, com uma população de menos de 5.000.
E as principais causa são a perda de habitat, predação por peixes carnívoros e competição com espécies introduzidas.
Fotos do mergulhão-malgaxe
Distribuição geografica
O Mergulhão-malgaxe é comum em todo o oeste e centro de Madagascar.