O mergulhão-de-pescoço-castanho (Podiceps auritus) é uma espécie de pato que pertence a família Podicipedidae, conhecido popularmente de mergulhão-de-penachos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O mergulhão-de-pescoço-castanho é praticamente do mesmo tamanho que o mergulhão-de-pescoço-preto, com o qual pode confundir-se facilmente quando em plumagem de Inverno.
Características do mergulhão-de-pescoço-castanho
O mergulhão-de-pescoço-castanho tem um pescoço pequeno e grosso, bico preto, cabeça quadrada.
Além disso, durante a época de reprodução, as penas mudam, o pescoço e a barriga ficam vermelhos, o dorso e a cabeça ficam pretos e aparecem manchas amarelas nas laterais do focinho.
Os adultos no estágio não reprodutivo são cinza escuro com rosto branco e parte inferior do pescoço.
Alimentação
A alimentação do mergulhão-de-pescoço-castanho ave varia conforme a estação do ano, no verão ele se alimenta de crustáceos e insetos, no inverno costuma se alimentar de peixes, crustáceos também, moluscos e insetos.
Habitat
Esta espécie de mergulhão habita em águas salgadas, tanto em baías costeiras quanto em margens expostas, sendo que é encontrado com menos frequência em água doce.
Por outro lado, no período de reprodução o mergulhão-de-pescoço-castanho prefere estar em locais de águas abertas e com vegetação pantanosa.
Reprodução do mergulhão-de-pescoço-castanho
Os mergulhões-de-pescoço-castanho são territoriais na área de nidificação, eles também preparam as fêmeas antes do acasalamento, os machos e fêmeas constroem ninhos na vegetação pantanosa.
Além disso, esta ave utiliza material de nidificação úmido e o ninho é fixado na vegetação que sai da água.
Em relação a fêmea põe em média 4 ovos por postura, e o período de incubação é de até 25 dias, com participação tanto do macho quanto da fêmea.