Bico-chato-da-copa (Tolmomyias assimilis) é uma espécie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero dos Tolmomyias.
A espécie tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção.
A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como viáveis .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do bico-chato-da-copa
O bico-chato-da-copa mede 13-13,5 cm e pesa 12-17,5 g, a coroa, o pescoço e os lados da cabeça são cinza, verde-oliva; tem um anel ocular fino, uma testa aberta; as partes superiores restantes são verde-oliva; asas escuras, bordas amarelas proeminentes nas quilhas e abrigos de asas maiores.
Aparece como um painel pálido na base das primárias externas 3-4 e uma barra na faixa da asa; a garganta é cinza claro, tornando-se amarelo claro no peito e nas laterais, o ventre é amarelo claro.
A íris é verde-oliva a marrom escuro, o bico tem mandíbula superior preta e mandíbula inferior marrom-clara, acinzentada ou esbranquiçada com ponta mais escura, pernas cinza, os sexos são iguais.
Habitat do bico-chato-da-copa
O bico-chato-da-copa é considerada bastante comum em seu habitat natural , no subdossel e no estrato médio das florestas úmidas , até 1000 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se a leste dos Andes, pela bacia amazônica e no Escudo das Guianas, desde o sudeste da Colômbia, a leste pelo sul e sudeste da Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e norte do Brasil, e ao sul pelo leste do Equador, leste do Peru, Amazônia brasileira, até o centro da Bolívia.
Fotos do bico-chato-da-copa