Bico-chato-amarelo (Tolmomyias flaviventris) é uma especie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero dos Tolmomyias.
É nativa do norte, nordeste central e leste da América do Sul. , do extremo leste da América Central e Trinidad e Tobago .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Tem hábitos semelhantes aos de Tolmomyias sulphurescens , fica ereto, não levanta a cauda; faz vôos curtos para pegar insetos nas folhas e volta para o poleiro. Sozinho ou em pares.
Características do bico-chato-amarelo
O bico-chato-amarelo mede 12,7 cm de comprimento e pesa 11,3 g, cabeça e parte superior verde oliva com asas e cauda mais escuras, penas com bordas amarelas e duas barras amarelas em cada asa.
A garganta, o peito e o contorno dos olhos são dourados, as tradições são ocres e o abdômen é amarelo fosco. O bico é achatado lateralmente e é preto na parte superior e branco na parte inferior.
Habitat do bico-chato-amarelo
Esta espécie é considerada comum em uma variedade de habitats naturais , incluindo matas claras e de galeria e bordas de florestas de várzea , cerrados , caatingas , manguezais e jardins, desde o nível do mar até 1100 m de altitude .
Distribuição geográfica
O bico-chato-amarelo é amplamente distribuído desde o extremo leste do Panamá, passando pelo norte e leste da Colômbia, para o leste pela maior parte da Venezuela, Guiana , Suriname , Guiana Francesa e também em Trinidad e Tobago.
Ao sul através do centro e leste da Amazônia brasileira , do nordeste e da faixa costeira oriental do Brasil .
Reprodução do bico-chato-amarelo
Ele constrói um ninho em forma de garrafa feito de fibras vegetais e suspenso em um galho, geralmente próximo a um ninho de vespas , que supostamente fornece alguma proteção contra predadores.
A fêmea põe dois ou três ovos branco-amarelados ou rosados, com manchas roxas, principalmente na ponta maior; a fêmea os incuba por 17 dias.
Alimentação do bico-chato-amarelo
O bico-chato-amarelo alimenta-se basicamente de insetos .
Canto do bico-chato-amarelo
O canto é um ‘ chii-ip! ‘ altos e agudos, repetidos em intervalos de alguns segundos, às vezes em uma série ascendente.