Maria-cavaleira (Myiarchus ferox) é uma especie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero Miiarco.
O maria-cavaleira costuma anda sozinho ou em pares, geralmente fica baixo. Geralmente acompanha bandos mistos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do maria-cavaleira
O maria-cavaleira mede 18 a 19 cm de comprimento. O bico é todo preto. Castanho azeitona na parte superior, mais escuro na cabeça; a cauda é mais preta, uniforme. Garganta e peito acinzentados, abdômen amarelo pálido.
Nas asas há duas listras claras e filetes claros nas bordas das penas de voo. Esta espécie é visualmente muito semelhante a Myiarchus swainsoni e Myiarchus tyrannulus , com os quais é localmente sintópico, sendo muitas vezes diferenciados apenas pela vocalização.
Habitat do maria-cavaleira
Esta espécie amplamente disseminada é geralmente comum em uma variedade de habitats naturais , como bordas e clareiras de áreas florestais, cerrados , várzeas , igapós , matas ciliares e áreas agrícolas; do nível do mar até 1000 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se desde o centro e leste da Colômbia, passando pela Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, leste do Equador, leste do Peru, até o centro e leste da Bolívia, a maior parte do Brasil até o extremo sudoeste, leste do Paraguai, nordeste da Argentina e extremo noroeste do Uruguai.
Reprodução do maria-cavaleira
Como outras aves do gênero , nidifica em buracos de árvores.
A reprodução pode ocorrer durante todo o ano, mas geralmente de novembro a julho. Existem 2 ovos amarelados na ninhada.
Alimentação do maria-cavaleira
O maria-cavaleira alimenta-se principalmente de insetos alados que captura em voos curtos, voltando ao seu poleiro, mas também caça insetos nas folhas ou galhos das árvores e consome pequenos frutos.
Canto do maria-cavaleira
É melhor distinguido de espécies semelhantes por seu som único, um “prrrih” semelhante a um apito.