Iratauá-grande (Gymnomystax mexicanus) é uma especie de ave da família dos Icteridae que pertence ao gênero dos Gymnomystax.
O iratauá-grande é uma espécie bastante comum e possui uma distribuição muito extensa, sua população total não foi estimada, mas a tendência populacional parece ser constante.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do iratauá-grande
O iratauá-grande atinge um comprimento de quase 30 cm, os sexos são semelhantes na aparência. A cabeça, pescoço, ombros e partes inferiores são amarelos brilhantes.
O dorso, as asas, a garupa e a cauda são pretos, exceto a cobertura das asas inferiores apresentando uma faixa amarela. O olho é castanho e rodeado por um anel preto, e o bico grande e os pés são enegrecidos.
Habitat do iratauá-grande
Seu habitat típico são áreas gramadas com árvores isoladas próximas a rios, pântanos, ilhas em rios e mata de galeria .
Distribuição geográfica
Este icterídeo é encontrado na parte norte da América do Sul. Sua distribuição inclui Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e norte do Brasil.
Reprodução do iratauá-grande
A reprodução do iratauá-grande ocorre em maio e junho. O ninho é uma estrutura em forma de xícara com cerca de 17 cm de diâmetro, frouxamente tecido com grama seca e caules de ervas daninhas e forrado com radículas.
Os ovos são azul claro com manchas e manchas pretas, marrons e lilases. O cowbird brilhante , um parasita de ninhada , às vezes põe seus ovos no ninho de um melro papa-figo.
O período de incubação é de cerca de 18 dias e a incubação é feita exclusivamente pela fêmea. Ambos os pais alimentam os filhotes com pequenos invertebrados e sapos que não são regurgitados, mas trazidos inteiros para o ninho no bico dos pais.
Alimentação do iratauá-grande
Eles se alimentam de invertebrados como minhocas, lagartas e insetos alados, bem como sapos e frutas, e às vezes rasgam espigas de milho maduras para se alimentar das sementes.
Canto do iratauá-grande
A voz consiste em vários chamados altos e ásperos, emitidos de poleiros elevados ou emitidos quando estão voando. Um deles é um grito que lembra o som produzido por uma dobradiça enferrujada.