Barulhento (Euscarthmus meloryphus) é uma especie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero dos Euscartmo.
O tirano anão coroado de ferrugem é um tirano marrom-acinzentado muito pequeno . Notável é o bege ao redor dos olhos e no topo da cabeça. É muito vocal, com sons rápidos e crepitantes que às vezes são emitidos em duetos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Subespécies
O barulhento possui três subespécies reconhecidas:
-Euscarthmus meloryphus meloryphus: ocorre do nordeste do Brasil ao norte do Uruguai, leste da Bolívia, leste do Paraguai e norte da Argentina;
-Euscarthmus meloryphus Paulus: ocorre no nordeste da Colômbia, região de Santa Marta e norte da Venezuela;
-Euscarthmus meloryphus fulviceps:Ocorre no sudoeste tropical do Equador e oeste do Peru ao sul da área e em La Libertad.
Características do barulhento
O barulhento tem de 10 a 10,5 centímetros de comprimento e pesa 7 gramas. Um pequeno tirano com uma grossa coroa marrom e um chapéu laranja brilhante. Lombos e bochechas castanho-claros.
Bico fino e curto com maxilar superior escuro e maxilar inferior amarelado. Os olhos são castanhos escuros com um leve anel canela ao redor dos olhos que pode não estar presente. A cor do dorso, asas e cauda é marrom.
A cauda é ligeiramente arredondada. As asas são marrom-escuras e as bordas das asas são marrom-claras. As coberturas primárias das asas são marrom-escuras com bordas canela claras formando duas listras opacas nas asas.
A garganta e a parte superior do peito são branco-acastanhadas claras, e o peito é verde-oliva claro, formando uma cintura peitoral tênue. O abdômen e a crista são pálidos, com um tom amarelo-creme claro. Tarsos e pernas cinza-azulados.
Habitat do barulhento
O barulhento coroado de ferrugem é encontrado em áreas secas e pastagens com árvores e arbustos espalhados.
Distribuição geográfica
Sua área de nidificação ocorre em duas grandes áreas; no nordeste da Colômbia e no norte da Venezuela; e grande parte do Brasil, leste da Bolívia.
Extremo sudeste do Peru, Paraguai, Uruguai e as províncias do noroeste, nordeste e centro da Argentina, atingindo o sul até a margem sul do Río de la Plata. No Outono, a população do sul poderá migrar para norte.
Reprodução do barulhento
Ela faz um ninho delicado em arbustos de 0,5 a 1,5 m de altura, põe 2 ovos branco-amarelados com manchas lilases.
Alimentação do barulhento
O barulhento come insetos que geralmente são capturados enquanto se alimentam em arbustos densos próximos ao solo.
Estado de conservação
A espécie tem uma grande área de distribuição e acredita-se que esteja aumentando em número. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN , portanto, lista-o como viável (LC).