Patativa-chorona (Sporophila leucoptera) é uma especie de ave da família dos Emberizidae que pertence ao gênero dos Sporophila.
A espécie possui grande área de distribuição e o estoque é considerado estável. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN, portanto, lista-o como viável (LC).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da patativa-chorona
A patativa-choron tem um comprimento da ave é de 12 a 13 cm, o peso é de 15 a 16 G. O dimorfismo sexual é inerente à espécie .
Nos machos, a cabeça, o dorso, as asas e a cauda são cinzentos, o queixo é branco e a parte inferior do corpo é esbranquiçada.
Em representantes da subespécie S. l. cabeça bicolor , parte superior do corpo, asas e cauda são pretas, parte inferior do corpo é branca. A cor das fêmeas é principalmente marrom claro ou marrom oliva, a parte inferior do corpo é mais clara.
Habitat da patativa-choron
Esta espécie é considerada rara e local nos seus habitats naturais : pastagens com arbustos esparsos em terrenos pantanosos ou perto de água até 800 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se em áreas disjuntas: a maior, desde o nordeste do Brasil , passando pelo centro, leste e sudeste, leste da Bolívia , leste do Paraguai até o nordeste da Argentina; no Suriname ; no norte do Brasil; e no extremo sudeste do Peru e centro-norte da Bolívia.
Reprodução da patativa-choron
A época de reprodução da patativa-choron no Brasil vai de novembro a fevereiro. O ninho tem formato de xícara. colocado em arbustos ou numa árvore, a uma altura de 2,5 a 4,5 m acima do solo, muitas vezes perto da água.
Existem 2 ovos esbranquiçados salpicados de manchas pretas e marrons na ninhada. Apenas a fêmea incuba, tanto as fêmeas quanto os machos cuidam dos filhotes.
Alimentação do patativa-choron
A patativa-choron alimenta-se especialmente de sementes , que procura em arbustos e árvores .