Fura-flor-preto ( Diglossa humeralis ) é uma especie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Diglossa.
A família Thraupidae é conhecida pelos saíras e outras espécies de aves muito semelhantes, mas ainda enfrenta problemas de classificação. O perfurador de flores preto é encontrado na Colômbia , Equador , Peru e Venezuela .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do fura-flor-preto
O fura-flor-preto atinge um comprimento de corpo de cerca de 13,7 cm e pesa cerca de 9,6 a 14,3 g. É um anzol de tamanho médio com bico preto delgado e ligeiramente arrebitado e um anzol saliente na ponta.
A metade até a base do bico inferior é cinza claro. É quase inteiramente preto fosco na parte superior, a garupa é um pouco mais cinza escura. Ele tem uma pequena mancha azul-acinzentada na área dos ombros.
Alguns indivíduos apresentam manchas cinzas fracas nas coberturas da cauda superior e inferior, bem como nos flancos e na barriga, outros têm coberturas infracaudais de cor castanha ou uma faixa pálida levemente indicada.
A íris é marrom avermelhada. As pernas são cinza escuro. Do bico em forma de gancho de aço muito semelhanteEle difere pelo tamanho ligeiramente menor, pelo bico menor, pela plumagem opaca e sem brilho e pela área dos ombros significativamente menor.
Ambos os sexos são muito semelhantes. Os juvenis adolescentes são marrom-acinzentados, com listras indistintamente escuras e listras mais claras na parte inferior.
Habitat do fura-flor-preto
O fura-flor-preto prefere regiões montanhosas úmidas. Ocorre em florestas élficas atrofiadas , em bordas de arbustos e ravinas lenhosas perto da linha das árvores, ocasionalmente em Polylepis e arbustos profundos também perto da linha das árvores.
É mais comum em sebes, parques, jardins floridos e outras áreas cultivadas com arbustos em áreas residenciais em altitudes mais baixas, incluindo grandes áreas urbanas onde o bico em forma de gancho de aço é raro.
Na Venezuela move-se em altitudes entre 2.175 e 3.300 metros, principalmente acima de 2.700 metros. Caso contrário, pode ocorrer em altitudes de 1.500 a 4.000 metros.
Na Colômbia isso geralmente fica entre 2.200 e 3.400 metros, no Equador entre 2.200 e 4.000 metros e no Peru entre 1.850 e 3.300 metros.
Reprodução do fura-flor-preto
Relatos de fura-flor-preto juvenis ocorrem quase todo o ano. Aves em estado de reprodução foram observadas na Colômbia de fevereiro a setembro.
Um ninho no Equador tinha formato de xícara e era feito de raízes e musgo e estava preso a 0,8 metros de um espinho de babosa em forma de espada .
Na Colômbia, ninhos bem escondidos foram encontrados a uma altura de um a quatro metros em arbustos, vegetação rasteira ou em bambus. A ninhada no Equador consistia em dois ovos azuis com manchas vermelhas. Os ovos na Colômbia eram de um azul puro ou tinham manchas marrons.
Alimentação do fura-flor-preto
O fura-flor-preto se alimenta principalmente de néctar e insetos.
Canto do fura-flor-preto
O canto do fura-flor-preto vem da vegetação rasteira ou dos arbustos, mas também de árvores altas. O som confuso e gaguejante é semelhante ao canto do bico com gancho de aço, mas é emitido mais rapidamente.
Afiados, rápidos, dois a três tons finos, seguidos por dois trinados rápidos, são relatados na área de Bogotá. Isso soa como tsi-tsi-tsrrr-sirrt-t ou psi-si-psit-tsrrrrrr .
Ocasionalmente, a música consiste em uma mistura de trinados rápidos, brilhantes e não musicais e tons curtos. Um thin sit ou tsi , geralmente brilhante e fino, também faz parte de seu repertório. Ocasionalmente você pode ouvir um grito áspero vindo dele.