Tico-tico-de-cabeça-branca ( Atlapetes albiceps ) é uma especie de ave da família dos Passerellidae que pertence ao gênero dos Atlapetes.
Desde 1988, o tico-tico-de-cabeça-branca foi incluído na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Foi originalmente considerada uma espécie de baixo risco ( Lower Risk/Least Concern ).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tico-tico-de-cabeça-branca
Ave pequena com bico preto relativamente curto e grosso na base. A maxila e a mandíbula são ligeiramente curvadas. Íris marrons . Pernas cinzentas. Penas da testa, bochechas, garganta e parte superior do pescoço de brancas a esbranquiçadas.
A parte superior e a parte posterior da cabeça são pretas. As tampas superiores das asas são cinza com bordas pretas escuras. penas de voo cinzentas com contornos mais escuros, espelhos brancos no meio das asas.
A cauda é longa (aproximadamente 72–75 mm), sem degraus, todas as rectrizes são cinzentas. O ventre e a parte inferior do corpo são cinza claro com tons claros de fulvo ao redor da garupa.
Ambos os sexos parecem iguais. Comprimento do corpo com cauda 16 cm, peso corporal das fêmeas 35,6 g, machos 37,5 g.
Habitat do tico-tico-de-cabeça-branca
O tico-tico-de-cabeça-branca é uma espécie endêmica . Seu habitat principal são florestas caducifólias, matas de galeria e matagais ao pé da Cordilheira dos Andes.
Distribuição geografica
O tico-tico-de-cabeça-branca é encontrado apenas em uma pequena área no sopé das encostas ocidentais dos Andes . No sul do Equador na província de Loja e no noroeste do Peru nas regiões de Lambayeque , Cajamarca, Tumbes e Piura.
Ocorre em altitudes de 200 a 1.100 m acima do nível do mar no Equador e até 1.400 m acima do nível do mar no Peru.
Reprodução do tico-tico-de-cabeça-branca
Não há informações sobre reprodução, ninhos e ovos.
Alimentação do tico-tico-de-cabeça-branca
O tico-tico-de-cabeça-branca provavelmente é uma espécie onívora, comendo sementes e artrópodes.
Estado de conservação
Desde 1988, o matagal de cara branca foi incluído na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN . Foi originalmente considerada uma espécie de baixo risco ( Lower Risk/Least Concern ).
Desde 2004 como espécie menos preocupante . Segundo estimativas da BirdLife International, a área de ocorrência do matagal branco é de apenas cerca de 36,7 mil. km².
O tamanho da população não foi estimado, mas é considerada uma espécie comum. Devido à falta de evidências de declínios populacionais ou ameaças significativas às espécies, a BirdLife International considera que a tendência populacional é estável.