Tordo-unicolor ( Turdus unicolor ) é uma especie de ave da família dos Turdídeos que pertence ao gênero dos Turdo.
Embora não tenham sido feitas estimativas da população global, o tordo comum é considerado comum no Himalaia ocidental (raro no Nepal) e é provável que a população global esteja bem acima do limiar para designação da espécie como vulnerável
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tordo-unicolor
O tordo-unicolor tem tamanho próximo ao tordo-de-sobrancelha-branca , com comprimento total do corpo de cerca de 22 cm, dos quais pouco mais de um terço é a cauda.
O comprimento da asa é de 12 cm, a cor do corpo dos machos é principalmente cinza-azulada, a parte inferior do corpo é mais clara, as pernas são marrom-claras.
As fêmeas e os animais jovens têm a parte superior do corpo e o peito castanho-oliva, a garganta manchada, os flancos castanho-avermelhados e a parte inferior do corpo esbranquiçada.
As pernas das fêmeas são amarelo-laranja brilhantes, com exceção dos dedos amarelos. As asas abaixo são laranja-amareladas.
Habitat do tordo-unicolor
O tordo-unicolor é comum, encontrado no Nepal , Butão , Bangladesh , Índia e Paquistão (também registrado no Tajiquistão como uma espécie invasora e na Região Autônoma do Tibete da República Popular da China, migrando todo o caminho até a Europa Central).
No Himalaia nidifica nos meses de verão (de abril a outubro), encontrando-se em florestas caducifólias com vegetação rasteira pouco desenvolvida em altitudes de 1.500 a 2.450 m acima do nível do mar.
Reprodução do tordo-unicolor
Ninhos em maio-junho. Constrói ninho em árvores de musgo e grama, em um ninho de três a quatro ovos manchados de branco esverdeado medindo 2,5 por 2 cm.
Alimentação do tordo-unicolor
O tordo-unicolor é onívoro , comendo uma grande variedade de insetos , minhocas e frutas vermelhas .