Petinha-de-richard (Anthus richardi) é uma especie de ave da família dos Passeriformes que pertence ao gênero dos Motacillidae.
É um migrante de longa distância que se desloca para terras baixas abertas no subcontinente indiano e no Sudeste Asiático. É um vagabundo raro, mas regular, na Europa Ocidental.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do petinha-de-richard
O petinha-de-richard é a maior petinha encontrada na Europa Central. Atinge um comprimento corporal de 17 a 20 centímetros. Em comparação com outras petinhas.
A espécie tem pernas e dedos visivelmente longos; a garra traseira também é muito longa e reta. A face superior apresenta fortes faixas longitudinais escuras sobre fundo acastanhado.
A garganta e os flancos são de cor bege quente a ferrugem, a garganta também apresenta listras escuras distintas. O resto do casco é branco na parte inferior.
Habitat do petinha-de-richard
Habita principalmente estepes úmidas a úmidas nas planícies e nas encostas das montanhas. Durante a migração, a espécie também é regularmente observada em paisagens agrícolas, especialmente em pousios e restolhos, bem como em costas planas e bancos arenosos.
Distribuição geográfica
A área de distribuição do petinha-de-richard cobre as estepes do Leste Asiático, desde o leste do Cazaquistão e oeste da Sibéria , passando pela Mongólia , a leste até o Pacífico.
Reprodução do petinha-de-richard
O ninho é construído uma a duas semanas após a chegada ao território de reprodução. O ninho é criado no solo, em uma cavidade auto-cavada na vegetação. Embreagens completas foram encontradas na Sibéria na segunda quinzena de junho.
A ninhada consiste em 4-6, geralmente 4-5 ovos, que são densamente acastanhados, verde-oliva ou cinza manchados e pontilhados. Não há informações sobre a duração da incubação ou período de nidificação.
Alimentação do petinha-de-richard
O petinha-de-richard é insetívora . Alimenta-se principalmente do solo e também faz voos curtos para capturar insetos voadores. Algumas sementes também são comidas.
Canto do petinha-de-richard
Seu canto é forte e ondulante, e emite um chamado característico de “guincho” explosivo, algo semelhante ao gorjeio de um pardal doméstico . A canção é uma série repetida de notas monótonas e vibrantes dadas em um vôo ondulante.