Graúna-de-ombros-morenos (Agelaius humeralis) é uma especie de ave da família dos Icterídeos que pertence ao gênero dos Agelaio.
A sua área de distribuição limita-se às ilhas caribenhas de Cuba e Hispaniola , onde as aves são consideradas comuns e não ameaçadas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do graúna-de-ombros-morenos
O graúna-de-ombros-morenos tem cerca de 20 cm de comprimento (a fêmea é menor). Ambos os sexos são pretos com manchas marrom-alaranjadas nos ombros, mas menores e mais opacos na fêmea.
O imaturo é preto fosco com uma mancha nos ombros muito pequena e opaca. Os olhos são castanhos escuros e o bico e as pernas são pretos.
Possuem hábitos muito gregários e é comum vê-los em grandes bandos quando há alimento abundante como em arrozais maduros. Eles comem sementes de grama, frutas, insetos, pequenos lagartos e néctar.
Habitat do graúna-de-ombros-morenos
É uma ave comum na ilha de Cuba , e em diversas ilhotas do norte e do sul, mas ausente da Isla de la Juventud . É menos comum na Hispaniola .
Vive em terras desmatadas, bordas de florestas e pântanos, cerrados costeiros, florestas abertas, campos cultivados e pastagens.
Reprodução do graúna-de-ombros-morenos
A época de reprodução estende-se do final de abril ou início de maio a julho e, em alguns anos, até agosto. As aves são monogâmicas e dificilmente territoriais mesmo durante a época de reprodução; apenas a área imediata ao redor do ninho é defendida contra intrusos.
A construção do ninho é quase exclusivamente responsabilidade da fêmea; o parceiro raramente participa na aquisição do material de nidificação. Podem ser pequenos galhos, grama seca, musgo, penas ou cabelos, que são entrelaçados para formar uma construção em forma de xícara.
Depois de completar o ninho, a fêmea põe de três a quatro ovos azulados ou esverdeados, cuja casca é salpicada de manchas marrons. Seu tamanho médio é 22,2 × 16,6 mm e seu peso é de aproximadamente 3,7 g.
Alimentação do graúna-de-ombros-morenos
O graúna-de-ombros-morenos de insetos e outros artrópodes , pequenos lagartos também raramente são capturados. Quando se trata de insetos, as abelhas e as vespas escavadoras são de particular importância.
Canto do graúna-de-ombros-morenos
Os graúna-de-ombros-morenos são considerados aves bastante vocais, podendo atingir um volume considerável, especialmente em bandos maiores. O canto da espécie é um zumbido prolongado whaaaaaaaa ou zwaaaaaaaaa , muitas vezes executado como um dueto alternado por ambos os sexos.
Às vezes, o canto propriamente dito é precedido por um preee-whaaaaaaaaa alto e estridente . Outros chamados bem conhecidos incluem um hard chuck , que é interpretado como um possível chamado de alarme e geralmente é acompanhado por uma rápida contração da cauda para cima e para baixo.
Além disso, há um whaap nasal , que é emitido principalmente na busca por alimento. A função de um som metálicopleeet ainda é desconhecido.