O canto do xama-indiano é rica e melodiosa, o que os torna populares como pássaros de gaiola no Sul da Ásia, com a tradição continuando em partes do Sudeste Asiático.
É alto e claro, com uma variedade de frases e muitas vezes imita outros pássaros. Eles também fazem um chamado de ‘Tck’ em alarme ou quando procuram alimentos.
Uma das primeiras gravações do canto de um pássaro já feita foi desta espécie. Esta gravação foi feita em 1889 a partir de um indivíduo cativo usando um cilindro de cera Edison de Ludwig Koch na Alemanha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do xama-indiano.
O xama-indiano normalmente pesam entre 28 e 34 g e têm cerca de 23–28 cm de comprimento. Os machos são pretos brilhantes com barriga castanha e penas brancas na garupa e na parte externa da cauda.
As fêmeas são mais marrom-acinzentadas e geralmente mais baixas que os machos. Ambos os sexos têm bico preto e pés rosados.
Os juvenis apresentam coloração castanho-acinzentada, semelhante à das fêmeas, com peito manchado ou malhado.
Eles são nativos de matagais e florestas secundárias no sul e sudeste da Ásia , mas foram introduzidos em Kauai , no Havaí , no início de 1931, vindos da Malásia (por Alexander Isenberger), e em Oahu em 1940 (pela Sociedade Hui Manu).
Classificação cientifica do xama-indiano
Xama-indiano (Copsychus malabaricus) é uma especie de ave da família dos Muscicapidae que pertence ao gênero dos Copsico.
-Domínio: Eucariotos,
-Reino: Animalia,
-Filo: acordes,
-Aula: Aves,
-Ordem: Passeriformes,
-Família: Muscicapidae,
-Gênero: Copsico,