Velvet asity ( Philepitta castanea ) é uma especie de ave da família dos Filepittidae que pertence ao gênero dos Filepitta.
A velvet asity da seda não é rara nos territórios que habita e por isso é classificada como menos preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do velvet asity
As velvet asity atingem um comprimento de corpo de 14,0 a 16,5 centímetros. As molas de controle são muito curtas. Às vezes há um claro dimorfismo sexual entre os sexos em termos de cor da plumagem .
Os machos apresentam plumagem preta quase sólida durante a época de cortejo e reprodução. A faixa estreita acima do olho é azul. Uma aba de pele alongada e verde brilhante se destaca acima dela.
Durante os restantes períodos, toda a plumagem varia de amarelo opaco a verde oliva. A garganta, a barriga e o peito das fêmeas são verde-amarelados e de cor clara, independentemente da época, enquanto o dorso e as penas variam de verde-oliva opaco a marrom-oliva.
Habitat do velvet asity
O velvet asity é endêmico da ilha de Madagascar . Vive nas densas e úmidas florestas tropicais montanhosas do leste de Madagascar, crescendo nas encostas orientais das montanhas do planalto central.
Encontrado em altitudes de 400 a 1.600 m, mas geralmente de 600 a 1.400 m.
Reprodução do velvet asity
A época de reprodução cai entre setembro e dezembro. As fêmeas fazem a maior parte da construção do ninho. O ninho em formato de pêra é feito de folhas secas, fibras e musgo.
Colocado na ponta de um galho com uma pequena copa sobre a entrada a uma altura de dois a cinco metros e contém três ovos. O período de incubação é de pelo menos 13 dias, o período de filhote é de mais 17 dias.
Alimentação do velvet asity
O velvet asity alimentam-se quase exclusivamente de frutos e, em pequena medida, de néctar e artrópodes .