Trepamusgos barbablanca panamenho (Pseudocolaptes lawrencii) é uma espécie de ave passeriforme da família Furnariidae.
O pássaro gosta de se agarrar às árvores e subir nelas. A cauda serve de suporte. Muitas vezes ele sobe nos galhos do dossel médio e superior. Ele geralmente viaja em esquadrões.
Ele gosta de usar buracos abandonados de pica-paus em alturas entre 5 e 10 metros para fazer seu ninho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do trepamusgos barbablanca panamenho
O trepamusgos barbablanca panamenho atinge cerca de 20 centímetros de comprimento e pesa até 48 gramas. A maior parte do topo é marrom. A coroa até a nuca é escura com listras marrom-amareladas. A garupa e a cauda são marrom-avermelhadas.
As asas são principalmente pretas e listradas com manchas claras de cor canela. A cabeça preta é adornada com uma linha de olhos marrom-amarelada semelhante a uma sobrancelha. A garganta é marrom amarelada a branca.
A parte superior do peito também é marrom-amarelada a branca, mas apresenta listras marrons. O resto da parte inferior é amarelo avermelhado.
Fica avermelhado nas laterais e é estampado com listras brancas no peito. O bico preto é amarelo na extremidade e na mandíbula inferior. As pernas são verde oliva.
Habitat do trepamusgos barbablanca panamenho
A ave é encontrada principalmente em florestas úmidas e cobertas de musgo. É observado em altitudes entre 800 e 2.000 metros.
Aqui pode ser visto em florestas epífitas ou em áreas abertas com árvores dispersas, procurando no musgo besouros, baratas, aranhas ou salamandras.
Reprodução do trepamusgos barbablanca panamenho
Acredita-se que o trepamusgos barbablanca panamenho seja monogâmico. Nidifica entre janeiro e maio na Costa Rica, nidifica em uma cavidade de uma árvore, natural ou feita por um pequeno pica-pau, que reveste com matéria vegetal como escamas marrons de samambaias.
Apenas um ninho foi extensivamente estudado, nele, o único ovo e o filhote eram cuidados por um adulto, o período de filhote foi de pelo menos 29 dias.
Alimentação do trepamusgos barbablanca panamenho
A dieta do trepamusgos barbablanca panamenho é composta principalmente por uma grande variedade de artrópodes , mas também inclui pequenos anfíbios.
Canto do trepamusgos barbablanca panamenho
O trepamusgos barbablanca panamenho canta principalmente na época de reprodução, “algumas notas em staccato bem espaçadas seguidas por um trinado líquido gorgolejante… peek…peek…prrreeee-eee “.
Geralmente canta a frase uma vez, mas ocasionalmente a repete várias vezes. Ele chama durante todo o ano, geralmente pela manhã enquanto procura alimento, uma ” espiada alta, metálica e em staccato! Ou Spik! “.
Supõe-se que o canto tenha uma função territorial, enquanto o chamado serve para manter contato com um companheiro.