O canto do João-botina-do-brejo é “uma série de notas altas introduzidas por 1-2 notas mais suaves, ‘ku, keeé-keeé-keeé-keeé-keeé-kuh’”, e muitas vezes é cantada em dueto por um par.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do João-botina-do-brejo.
O joão-botina-do-brejo tem cerca de 17 a 18 cm de comprimento e pesa cerca de 24 a 25 g. É um espinheiro de tamanho médio. Os sexos têm a mesma plumagem.
Os adultos têm um supercílio marrom-avermelhado indistinto , lores marrons mais escuros e uma faixa marrom mais escura atrás do olho em um rosto marrom-avermelhado. Sua testa e coroa são ruivas e brilhantes.
Suas costas e garupa são verde-oliva acastanhadas escuras e suas coberturas supracaudaisuma azeitona acastanhada com tons castanhos. Suas asas são em sua maioria de um marrom quente, mais brilhante na base das penas de vôo e mais opaco nas extremidades.
Sua cauda é verde-oliva acastanhada com penas externas ruivas. A garganta e o peito são laranja-avermelhados, o ventre esbranquiçado e os flancos e coberturas infracaudais de um marrom quente com alguns ruivos.
Sua íris é vermelha, sua maxila preta, sua mandíbula cinza e suas pernas e pés de cinza esverdeado a cinza.
Classificação cientifica do joão-botina-do-brejo
João-botina-do-brejo ( Phacellodomus ferrugineigula ) é uma especie de ave da família dos Furnariidae que pertence ao gênero dos Phacelódomo.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Passeriformes,
-Família: Furnariidae,
-Género: Phacellodomus,
-Espécie: P. ferrugineigula,
Canto do João-botina-do-brejo