João-botina-da-mata ( Phacellodomus erythroftalmus ) é uma especie de ave da família dos Furnariidae que pertence ao gênero dos Phacelódomo.
A IUCN avaliou o espinheiro de olhos laranja como sendo de menor preocupação. Tem uma distribuição bastante grande, mas um tamanho populacional desconhecido que se acredita estar diminuindo. Nenhuma ameaça imediata foi identificada.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do joão-botina-da-mata
O joao-botina-da-mata tem 16 a 18 cm de comprimento e pesa cerca de 21 a 27 g. É um espinheiro de tamanho médio. Os sexos têm a mesma plumagem.
Os adultos têm um supercílio marrom-avermelhado indistinto , lores marrons mais escuros e uma faixa marrom mais escura atrás do olho em um rosto marrom-avermelhado. A testa e a testa são ruivas e brilhantes.
O resto da coroa, do dorso e da garupa são verde-oliva acastanhado escuro, e as coberteiras da supracaudaleuma azeitona acastanhada com tons castanhos.
Suas asas são em sua maioria de um marrom quente, mais brilhante na base das penas de vôo e mais opaco nas extremidades. Sua cauda é ruiva.
A garganta é ruiva escura e o resto da parte inferior é marrom-oliva, mais pálida no centro do ventre. Sua íris é laranja, sua maxila é preta, sua mandíbula é cinza e suas pernas e pés são de cinza esverdeado a cinza.
Habitat do joão-botina-da-mata
O joão-botina-da-mata é encontrado no sudeste do Brasil, do sul da Bahia ao sul até o nordeste do estado de São Paulo.
Dentro do bioma Mata Atlântica , habita principalmente florestas úmidas de várzea e florestas perenes montanhosas e florestas secundárias , mas também é encontrado perto de pequenos pântanos, ao longo de cursos de água em florestas e em plantações de eucalipto e áreas urbanas.
Em elevação, varia principalmente do nível do mar próximo a 850 m, mas no sul de sua distribuição ocorre localmente até 1.700 m.
Reprodução do joão-botina-da-mata
O joao-botina-da-mata se reproduz principalmente durante a primavera e o verão austral , aproximadamente de setembro a fevereiro, mas ovos e filhotes foram vistos fora desse período.
É para ser monogâmico. Ele constrói um ninho em forma de bota com gravetos espinhosos que pode ter cerca de 40 cm de largura e altura, e reveste uma câmara interna com gramíneas.
Ele pendura o ninho na ponta de um galho de árvore, geralmente 1,5 a 4,3 m acima do solo. O tamanho normal da ninhada é de três ovos. O período de incubação, o tempo de desenvolvimento e os detalhes dos cuidados parentais não são conhecidos.
Alimentação do joão-botina-da-mata
A dieta do joao-botina-da-mata não foi estudada, mas sabe-se que inclui insetos. Normalmente forrageia sozinho ou em pares, colhendo presas na vegetação na vegetação rasteira densa da floresta.
Canto do joão-botina-da-mata
O canto do pássaro joao-botina-da-mata é uma “série lenta e descendente de até 15 tons agudos e vibrantes”.
Também foi descrito como “uma série de notas introdutórias no mesmo tom seguidas por uma série descendente de notas altas, ‘chree, chree, chree-tsrééeh-tsrééeh-tsrééeh'”. Geralmente é cantado em um poleiro e às vezes em dueto por um par.