O canto do joão-botina-da-mata é uma “série lenta e descendente de até 15 tons agudos e vibrantes”.
Também foi descrito como “uma série de notas introdutórias no mesmo tom seguidas por uma série descendente de notas altas, ‘chree, chree, chree-tsrééeh-tsrééeh-tsrééeh’”. Geralmente é cantado em um poleiro e às vezes em dueto por um par.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do joão-botina-da-mata.
O joao-botina-da-mata tem 16 a 18 cm de comprimento e pesa cerca de 21 a 27 g. É um espinheiro de tamanho médio. Os sexos têm a mesma plumagem.
Os adultos têm um supercílio marrom-avermelhado indistinto , lores marrons mais escuros e uma faixa marrom mais escura atrás do olho em um rosto marrom-avermelhado. A testa e a testa são ruivas e brilhantes.
O resto da coroa, do dorso e da garupa são verde-oliva acastanhado escuro, e as coberteiras da supracaudaleuma azeitona acastanhada com tons castanhos.
Suas asas são em sua maioria de um marrom quente, mais brilhante na base das penas de vôo e mais opaco nas extremidades. Sua cauda é ruiva.
A garganta é ruiva escura e o resto da parte inferior é marrom-oliva, mais pálida no centro do ventre. Sua íris é laranja, sua maxila é preta, sua mandíbula é cinza e suas pernas e pés são de cinza esverdeado a cinza.
Classificação cientifica do joão-botina-da-mata
João-botina-da-mata ( Phacellodomus erythroftalmus ) é uma especie de ave da família dos Furnariidae que pertence ao gênero dos Phacelódomo.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Passeriformes,
-Família: Furnariidae,
-Género: Phacellodomus,
-Espécie: P. erythrophthalmus,