Turaco-de-ruspoli (Menelikornis ruspolii) é uma especie de ave da família dos Musophagidae que pertence ao gênero dos Menelikornis.
A espécie é considerada quase ameaçada devido à perda de habitat . Em 1995, a população total foi estimada em mais de 10.000 adultos.
No entanto, em 2007, a perda de habitat levou a um declínio populacional de cerca de 10 a 30%, de modo que existem cerca de 2.500 a 10.000 animais adultos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do turaco-de-ruspoli
O turaco-de-ruspoli tem 40-43 cm de altura e pesa entre 200 e 290 g. É um turako verde com cabeça cinza-esverdeada, capuz redondo e ereto branco-acinzentado que se estende até as narinas e é rosa na base.
Há um tufo vermelho de penas no pescoço. O bico é curto e vermelho. Os olhos são castanhos com uma área vermelha sem penas e uma aba vermelho-vermelhão sobre o olho.
As rédeas , a região sob os olhos e as orelhas são verde-amareladas, o queixo e a garganta são verde-acinzentados. Pescoço, peito e costas cinza-musgo. Os abrigos das asas e a cauda são azul-acinzentados.
As asas da mãoe as asas externas do braço carregam grandes faixas vermelhas brilhantes que são visíveis durante o vôo. Pés e pernas são pretos. Os gêneros não diferem. Os pássaros jovens apresentam apenas vermelho carmim nas 8 primárias externas.
Habitat do turaco-de-ruspoli
O habitat inclui floresta seca subtropical ou tropical , dá-se preferência a florestas de zimbro , acácias e coníferas , florestas primárias , secundárias , matas de galeria , terrenos cultivados abandonados, grandes jardins com árvores altas, habitats de 1250 a 1860 m de altitude.
A espécie é endêmica do sul da Etiópia. é predominantemente um migrante de curta distância.
Reprodução do turaco-de-ruspoli
Pouco se sabe sobre seus hábitos reprodutivos do turaco-de-ruspoli mas informações locais informam que a época de reprodução vai de dezembro a fevereiro.
Se se comportar como outras espécies do mesmo gênero: construirá um ninho na parte superior das árvores e botará dois ovos que serão chocados por ambos os pais por um período de cerca de 20 dias.
Com 2 ou 3 semanas os bebés irão explorar os arredores do ninho e quando tiverem 4 ou 5 semanas poderão voar e sair do ninho embora continuem a ser cuidados pelos pais por mais algum tempo.
Alimentação do turaco-de-ruspoli
O turaco-de-ruspoli alimenta-se principalmente de frutas , incluindo figos , zimbros e teixos-pedra .
Canto do turaco-de-ruspoli
O canto é descrito como uma série de sons de coaxar com estrutura rítmica semelhante à do turaco de orelha branca (Menelikornis leucotis), mas significativamente mais rápido.