Perdiz chukar ( Alectoris chukar ) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Alectoris.
Foi considerado um complexo de superespécies junto com a perdiz rochosa , a perdiz de Philby e a perdiz de Przevalski e tratada no passado como co-específica, especialmente com a primeira.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do perdiz chukar
O perdiz chukar é uma perdiz rotunda de 32–35 cm de comprimento, com dorso marrom claro, peito cinza e barriga amarelada. Os tons variam entre as várias populações. O rosto é branco com um gorjal preto. Possui flancos com listras ruivas , pernas vermelhas e bico vermelho coral.
Os sexos são semelhantes, a fêmea é ligeiramente menor em tamanho e sem espora. A cauda tem 14 penas, a terceira primária é a mais longa, enquanto a primeira está no nível da quinta e da sexta primárias.
É muito semelhante à perdiz das rochas ( Alectoris graeca ) com a qual foi agrupada no passado, mas é mais castanha no dorso e tem uma coloração amarelada no pescoço.
O gorjal bem definido distingue esta espécie da perdiz de patas vermelhas , cuja coleira preta se divide em estrias escuras perto do peito.
Habitat do perdiz chukar
As perdiz chukar habitam uma variedade de habitats muito diferentes . Em geral, a galinha chukar é uma espécie de ave característica de regiões altamente estruturadas das zonas estepe, semidesértica e desértica do Paleártico.
Devido à sua adaptabilidade, no entanto, é capaz de usar habitats muito diferentes. Por exemplo, nos Pamirs também ocorre em prados alpinos a 4.000 metros acima do nível do mar.
No entanto, ocorre com mais frequência em altitudes entre 500 e 2.000 metros. Prefere áreas rochosas fortemente acidentadas com encostas, campos de seixos, áreas gramadas abertas e grupos isolados de arbustos. O essencial é a presença de água na forma de rios de montanha, riachos ou nascentes.
Distribuição geográfica
O perdiz chukar ocorre desde o sudeste dos Bálcãs , passando pelo Oriente Médio e Interior da Ásia até a Manchúria . Também foi introduzido na América do Norte , Havaí , Nova Zelândia e África do Sul .
Reprodução do perdiz chukar
A época de reprodução é o verão. Os machos realizam exibições de petiscos, uma forma de alimentação de cortejo em que o macho bica a comida e uma fêmea pode visitá-la para bicá-la em resposta.
Os machos podem perseguir as fêmeas com a cabeça baixa, as asas abaixadas e o pescoço afofado, o macho também pode realizar uma caminhada rígida com passos altos enquanto faz uma chamada especial.
A fêmea pode então agachar-se em aceitação e o macho monta para copular, enquanto agarra a nuca da fêmea, os machos são monogâmicos.
O ninho é um arranhão no solo com poucas linhas, embora ocasionalmente uma almofada compacta seja criada com uma depressão no centro.
Geralmente, os ninhos são protegidos por samambaias e pequenos arbustos, ou colocados em um declive ou encosta rochosa sob uma rocha saliente. Cerca de 7 a 14 ovos são postos, os ovos eclodem em cerca de 23–25 dias.
Alimentação do perdiz chukar
O perdiz chukar comerá uma grande variedade de sementes e alguns insetos como alimento. Ele também ingere areia.
Canto do perdiz chukar
A perdiz chukar recebeu esse nome devido ao seu canto marcante, que lembra um tchukar . Ele está integrado em uma sequência de chamada que lembra um tschuk… tschuk …. tschuk ….pertschuk…tschukar-tschukar-tschukar.
Com esta reputação, os membros do esquadrão se reúnem; É também o alerta dos machos para definirem seu território. A música é mais profunda e áspera do que a da perdiz do rock.
Os elementos individuais são mais longos e seguem uns aos outros mais de perto. Tal como acontece com a perdiz rochosa, as galinhas chukar assustadas também voam com um zumbido alto (o chamado som instrumental ).
Esse barulho alto provavelmente tem a função de assustar os inimigos terrestres.