O canto do galinha-montês macho é um chamado ti-ti-ti-ti-ti agudo e a fêmea um ti-ti -ti-ti líquido. O canto do pássaro ou o bater de asas são muitas vezes a única indicação de sua presença, pois sua timidez e seu habitat florestal dificultam sua visualização.
Na verdade, o principal método de censo é ouvir o canto da primavera para estimar a presença de sujeitos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do galinha-montês.
A galinha-montês é uma perdiz relativamente pequena , com comprimento variando de 35 a 39 cm e envergadura entre 48 e 54 cm. É menor que a perdiz-preta e ligeiramente maior que uma perdiz-das-rochas .
A plumagem é finamente ornamentada, mas a perdiz-preta tem parte superior cinzenta, asas marrons e parte inferior branca salpicada de castanho. Área cinza na garupa e na cauda e faixa terminal preta com margem branca na cauda são caracteres diagnósticos da espécie.
O bico varia do acastanhado ao preto. O macho possui uma pequena crista erétil, enquanto a garganta é preta com bordas brancas. A fêmea é reconhecível pela crista mais curta e por não ter garganta preta. Quando voa você pode ver uma cauda cinza com ponta preta.
Os espécimes jovens são menores que as fêmeas, de cor mais opaca e sem área branca na garganta.
Classificação cientifica da galinha-montê
Galinha-montês (Bonasa bonasia ou Tetrastes bonasia) às vezes chamada de galinha avelã, é um dos membros menores da família das aves perdizes.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Galiformes,
-Família: Phasianidae,
-Género: Bonasa,