Francolim-pintado (Francolinus pintadeanus) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Francolinus.
Ocorre em duas subespécies no Sudeste Asiático e está intimamente relacionado com o francolim de colarinho. Eles geralmente vivem em pares ou grupos familiares. Eles são particularmente ativos nas primeiras horas da manhã ou da noite.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do francolim-pintado
O francolim-pintado atinge um comprimento de corpo de 31 a 34 centímetros. Ambos os sexos têm o mesmo tamanho e pesam entre 284 e 397 gramas.
A cor básica escura da plumagem com manchas visíveis no pescoço é característica da espécie. Os machos podem ser distinguidos do francolim de colarinho pela garganta branca e pelos lados brancos da cabeça.
Os machos adultos têm coroa e pescoço marrom-escuros. As coberturas das orelhas, queixo e garganta são brancas. Uma faixa preta vai da base do bico até a nuca. Uma faixa acima dela passa do olho até o pescoço.
O pescoço, o peito e o resto da parte inferior do corpo são pretos com manchas brancas marcantes. A garupa é marrom avermelhada pálida. A pelagem é preta com manchas brancas. A garupa e a cobertura superior da cauda são finamente enegrecidas e com faixas brancas.
As fêmeas adultas têm coroa e pescoço marrons com uma faixa escura. Os lados da cabeça e do pescoço são castanho-amarelados. O peito e o resto da parte inferior do corpo também são castanho-amarelados com um fino padrão transversal castanho-escuro.
A parte superior do corpo é colorida de forma semelhante à dos machos, mas a garupa e a cobertura superior da cauda têm um tom de base mais acastanhado.
Habitat do francolim-pintado
O habitat dos francolim-pintado são colinas secas e levemente arborizadas. Ocorrem regionalmente, mas também em terras baixas e atingem altitudes de até 1.500 metros na Tailândia.
Distribuição geográfica
Os francolim-pintado estão entre os representantes asiáticos dos francolins . A área de distribuição se estende do nordeste da Índia, passando por Mianmar e do sul e sudeste da China, até a Indochina e grande parte do Camboja, Laos e Vietnã.
Por um tempo, os francolins perolados também foram aves reprodutoras na ilha filipina de Luzon , onde foram introduzidos. A população reprodutora é agora considerada extinta. O stock nas Maurícias , que também foi introduzido , ainda deverá existir.
Reprodução do francolim-pintado
A espécie é considerada monogâmica, o ninho é um buraco bem escondido no solo, forrado com grama e folhas.
A ninhada geralmente consiste em quatro a cinco ovos de cor creme ou levemente oliva, o início da reprodução coincide com o início da estação chuvosa.
Alimentação do francolim-pintado
O francolim-pintado alimenta-se principalmente de sementes, brotos e insetos .
Canto do francolim-pintado
O macho é conhecido por ser um bom cantor durante a época de reprodução. A canção, pronunciada de uma posição elevada, até 7 m nas árvores, é composta por cinco notas bastante roucas kak-kak-kuich, ka-ka. Johnsgard transcreveu-o com a frase em inglês “Do-be-quick-papa”.
Este canto territorial é utilizado para capturar outras aves: um macho cantor colocado numa gaiola no território de outro macho selvagem permite que este fique preso, muitas vezes por laços.