Francolim-de-pescoço-vermelho (Pternistis afer) e uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero Pternistis.
Difundido e comum em toda a sua grande área de distribuição, o spurfowl de pescoço vermelho é avaliado como de menor preocupação na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do francolim-de-pescoço-vermelho
O francolim-de-pescoço-vermelho mede aproximadamente 25-38 cm de comprimento, pesando 480-1000 g no homem e 370-690 g na mulher.
Esses francolins têm bico vermelho , íris marrom e pernas vermelhas . A pele nua ao redor dos olhos, as rédeas, o queixo e a garganta também ficam vermelhos. Os sexos são semelhantes, mas a fêmea é menor e tem pernas praticamente desprovidas de ergôs.
Adultos de ambos os sexos apresentam a testa e as laterais do capuz enegrecidas ou esbranquiçadas. As laterais da cabeça são brancas, às vezes com algumas manchas.
As penas que cobrem a parte superior, o pescoço e a parte inferior são preto-acinzentadas, com pontas brancas ou prateadas que formam estrias ou conferem à plumagem um aspecto salpicado. Em alguns casos, são esbranquiçados com listras pretas.
Em algumas raças, a parte central do abdômen é totalmente preta e contrasta com as listras brancas das laterais. As partes superiores são marrons opacas com listras pretas. O grupo de subespécies vermiculadas ( cranchii e harterti ) ocupa a parte norte da cordilheira.
Dentro deste grupo, adultos de ambos os sexos têm testa e sobrancelhas enegrecidas, parte superior marrom opaca com listras escuras e os lados da cabeça, pescoço, peito e parte inferior finamente vermiculados de cinza.
Os juvenis são marcadamente mais castanhos que os adultos. Nestes exemplares, a pele nua da garganta é parcialmente coberta pela luz, com penugem pálida . Seu bico é escuro e as pernas são de um amarelo fosco.
Habitat do francolim-de-pescoço-vermelho
O francolim-de-pescoço-vermelho ocupa toda uma gama de habitats que variam de acordo com a localidade: na África do Sul, ravinas arborizadas e bordas de florestas perenes; na Zâmbia, florestas de Brachystegia e Colophospermum mopane.
Bem como áreas de relva húmida; no Zimbabué, matagais e vegetação geralmente húmida; na RDC e no Uganda, áreas herbáceas salpicadas de bosques; na Tanzânia, prados pontilhados de árvores e arbustos; na costa do Quênia, florestas alternando com áreas gramadas.
Em áreas de simpatria com os francolins de Swainson ( F. swainsonii ) e os francolins de pescoço amarelo ( F. leucoscepus ), o francolim de garganta vermelha frequenta áreas mais húmidas e com vegetação mais densa, especialmente ao longo de cursos de água.
Reprodução do francolim-de-pescoço-vermelho
O ninho consiste em uma pequena depressão cavada no solo e forrada com folhas de grama, folhas e penas. Geralmente está escondido na grama alta sob um arbusto.
O período de postura varia dependendo da distribuição e do habitat, mas geralmente começa no final da estação chuvosa, a fim de beneficiar da vegetação exuberante no início da estação seca.
Alimentação do francolim-de-pescoço-vermelho
A dieta também varia dependendo da localidade e da época: no Zaire, principalmente pequenos tubérculos; na África do Sul, um conjunto de tubérculos, bolbos, raízes, rebentos, bagas, frutos, suplementados com insectos com as suas larvas incluindo térmitas.
Canto do francolim-de-pescoço-vermelho
Embora um pouco mais agudo, o chamado de alerta é bastante semelhante ao de outros francolins de pescoço descoberto: geralmente é um ko-waaark áspero e estridente que se repete de 4 a 8 vezes e fica mais fraco no final.
Um kek-kek-kek alto e rouco também pode ser ouvido quando o pássaro está assustado e corre para se proteger. Quando empoleirado nas árvores, este francolim emite um grito de alarme semelhante ao cacarejar de uma galinha .