Black-chinned honeyeater ( Melithreptus gularis ) é uma especie de ave da família dos Melifagidae que pertence ao gênero dos Melithreptus.
É endêmico na Austrália. Duas subespécies são reconhecidas. Os seus habitats naturais são florestas temperadas e florestas subtropicais ou tropicais secas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do black-chinned honeyeater
Um black-chinned honeyeater de tamanho médio variando de 14 a 16 cm de comprimento, é marrom-oliva na parte superior e amarelado na parte inferior, com cabeça, nuca e garganta pretas, com uma mancha azulada de pele nua sobre o olho e uma mancha branca em forma de meia-lua na nuca.
As pernas e pés são laranja. Os juvenis têm uma plumagem totalmente mais acastanhada. Ele faz uma chamada rasteira e rastejante , além de mais musical.
Ford observou que os indivíduos do sudeste de Queensland em direção ao norte tinham partes superiores mais amareladas e partes inferiores mais claras; e que os do nordeste de Queensland combinavam mais com a subespécie de dorso dourado, embora a pele nua ao redor dos olhos permanecesse azul-água.
A subespécie de dorso dourado difere por ter nuca e garupa amarelas, dorso verde-amarelo, preto menor no queixo, peito mais branco-acinzentado do que amarelo, flancos e abdômen brancos, asas marrons mais claras, retrizes com bordas verdes e verde-amarelo. pele nua ao redor dos olhos.
Habitat do black-chinned honeyeater
A espécie está ausente da savana na borda ocidental das terras altas de Einasleigh , particularmente ao redor das cordilheiras Newcastle e Gregory .
Distribuição geográfica
A distribuição do black-chinned honeyeater estende-se pelo norte da Austrália, desde o noroeste da Austrália Ocidental (incluindo os desertos de Kimberley, Pilbara, Great Sandy e norte de Gibson), passando pelo Top End e pela região do Golfo até Cape York em Queensland, passando pelo centro e leste Queensland e no centro de Nova Gales do Sul.
Ocorre a leste da Grande Divisão, na região de Northern Rivers, em Nova Gales do Sul, mas é raro mais ao sul e parece ter diminuído na região de Sydney.
É encontrada no centro e norte de Victoria e no leste do sul da Austrália. É considerado vulnerável em Nova Gales do Sul e no Sul da Austrália, embora seja seguro em geral. Vive em florestas abertas e florestas secas de esclerofila, muitas vezes perto de cursos de água.
Reprodução do black-chinned honeyeater
Black-chinned honeyeater podem nidificar de julho a dezembro, reproduzindo-se uma ou duas vezes durante esse período.
O ninho é uma tigela de paredes grossas feita de grama e pedaços de casca de árvore, forrada com material vegetal mais macio, escondida na folhagem externa de uma árvore alta, geralmente um eucalipto.
Um ou (mais comumente) dois ovos são postos, com tamanho de 22 × 16 mm e brilhantes, rosa-amarelados, esparsamente manchados de marrom-avermelhado (mais ainda na extremidade maior).
Alimentação do black-chinned honeyeater
Os insetos constituem a maior parte da dieta e, como seus parentes próximos, os comedores de mel de cabeça marrom e bico forte, os comedores de mel de queixo preto se alimentam sondando a casca dos troncos e galhos das árvores.
Canto do black-chinned honeyeater
O som do black-chinned honeyeater consiste em um “chir chir chir chir” alto e semelhante a um inseto.