Pitta encapuzado ( Pitta sordida ) é uma especie de ave da família dos Pittídeos que pertence ao gênero dos Pitta.
É comum no leste e sudeste da Ásia e no Sudeste Asiático marítimo, onde vive em diversos tipos de florestas bem como em plantações e outras áreas cultivadas. É um pássaro verde com cabeça preta e coroa castanha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pitta encapuzado
O pitta encapuzado atinge comprimento de 16 a 19 centímetros e peso de 42 a 70 gramas.Seu formato corporal é típico de espécies da família Pitta. As pernas são altas e fortes. A cauda atarracada parece ter sido cortada. O bico é de comprimento médio e ligeiramente apontado para baixo.
A cabeça é grande em proporção ao corpo, mas o pescoço é tão curto que o chapéu pitta tem o formato atarracado típico dos pittas. As asas são curtas e arredondadas. Eles se projetam logo acima das molas de controle .
O capuz e o pescoço são castanho-avermelhados, o resto da cabeça e garganta são pretos. O peito, os flancos, o dorso e as coberturas das asas são esverdeados escuros, estes últimos com uma faixa clara. A garupa e a ponta da asa são azuis.
As penas de voo são pretas, assim como as penas da cauda , que possuem a ponta azul esverdeada. As coberturas infracaudais são vermelhas, o ventre é preto ou vermelho e os pés são de marrom claro a rosa.
Os pássaros jovens têm listras marrom-escuras e marrom-escuras na testa e na coroa. O dorso é verde escuro como o das aves adultas, mas a garupa é de um azul mais claro.
Eles mudam para a plumagem adulta quando têm cerca de um mês de idade. Eles ainda apresentam penas marrons individuais na cabeça e o vermelho da barriga é menos pronunciado do que nas aves adultas.
Habitat do pitta encapuzado
Pitta encapuzado são aves comuns em alguns lugares. Na Tailândia, são contados 10 pares por 100 hectares, e na Nova Guiné existem até 30 pares.
Kappenpittas são basicamente moradores de florestas que ocorrem regionalmente até altitudes de 2.000 metros. Preferem habitar florestas primárias, mas também podem ser encontrados em florestas secundárias, paisagens de mato e até mesmo em paisagens cultivadas.
Reprodução do pitta encapuzado
Durante a época de reprodução constroem ninhos no solo ou perto do solo. O ninho é esférico e fechado na parte superior. Os materiais de construção típicos são musgos, folhas de bambu, pequenos galhos e raízes.
A ninhada consiste em três a quatro ovos. Estes são de cor branca a cinza e manchados de marrom a roxo. Os filhotes eclodem após um período de incubação de 15 a 16 dias. Os filhotes deixam o ninho com pouco mais de duas semanas de idade.
Alimentação do pitta encapuzado
O pitta encapuzado alimenta-se de vários insectos (incluindo as suas larvas ), que caçam no solo, bem como de bagas .
Canto do pitta encapuzado
Eles são altamente territoriais e seus apitos fluentes de notas duplas (“qweeek-qweeek”) podem ser ouvidos constantemente em seus territórios, às vezes durante a noite.