Tangará de colarinho carmesim ( Ramphocelus sanguinolentus ) é uma especie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero Ramfocelus.
Foi descrito pela primeira vez pelo naturalista francês René-Primevère Lesson em 1831, seu epíteto específico vem do adjetivo latino sanguinolentus , “ensanguentado”, referindo-se à sua plumagem vermelha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características tangará de colarinho carmesim
Os tangará de colarinho carmesim têm em média 19–20 cm de comprimento. A plumagem adulta é preta com um colar vermelho cobrindo a nuca, pescoço e peito (notavelmente semelhante ao padrão do grosbeak macho de colarinho carmesim ).
Todos os abrigos da cauda também são vermelhos. O bico é azul claro e as pernas são cinza-azuladas. Nos adultos, as íris são vermelhas, ao contrário do que é mostrado em Howell e Webb.
As fêmeas são, em média, um pouco mais opacas que os machos, mas às vezes são indistinguíveis deles.
Os pássaros juvenis são semelhantes, exceto que o capuz é vermelho fosco, as áreas pretas são tingidas de marrom e o peito é manchado de vermelho e preto. Os pássaros jovens também têm uma cor de bico mais opaca.
Habitat do tangará de colarinho carmesim
Habita as bordas de florestas perenes úmidas e vegetação secundária, onde é frequentemente visto em pares em níveis médios a superiores.
Distribuição geográfica
O tangará de colarinho carmesim varia do sul de Veracruz e norte de Oaxaca, no México , através da encosta atlântica da América Central, até as terras altas do oeste do Panamá .
Reprodução do tangará de colarinho carmesim
O ninho é um copo construído com materiais como musgo, radículas e tiras de folhas grandes, como bananeira ou Heliconia, e é colocado na altura média em uma árvore na borda da floresta. A fêmea geralmente põe dois ovos, azul claro com manchas pretas.
Alimentação do tangará de colarinho carmesim
As aves se alimentam de frutas e insetos (Insecta). Os frutos da família da boca preta (Melastomataceae) ou figos ( Ficus ) são frequentemente aceitos.
Canto do tangará de colarinho carmesim
As vocalizações são agudas e sibilantes. São diversas ligações; um renderizado como ssii-p é fornecido tanto quando empoleirado quanto em vôo.
A música é espasmódica e consiste em frases de duas a quatro notas separadas por pausas, tueee-teew, chu-chee-wee-chu, teweee .