Mohua ( Mohoua ochrocephala ) é uma especie de ave da família dos Mohouidae que pertence ao gênero dos Mohoua.
E uma pequena ave passeriforme insetívora endêmica da Ilha Sul da Nova Zelândia . Outrora uma ave comum da floresta, o seu número diminuiu drasticamente após a introdução de ratos e arminhos , e agora está quase ameaçada.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do mohua
O mohua atinge um comprimento de corpo de 15 centímetros, dos quais 6 a 7,3 centímetros são a cauda. O comprimento da asa é de 7,7 a 8,5 centímetros, o bico tem de 1,4 a 1,7 centímetros. Eles pesam insignificantes 23 e 32,5 gramas. Não há dimorfismo sexual pronunciado.
A cabeça e o pescoço são amarelos brilhantes com um tom oliva ou manchas verde-oliva no centro da nuca. A coroa de muitos indivíduos também é levemente manchada de cor oliva. Os machos tendem a ter mais plumagem amarela na cabeça e no pescoço.
O resto da parte superior do corpo é cor de azeitona, com as coberturas superiores da cauda um pouco mais claras e as penas da cauda na parte superior um pouco mais amarelas.
A parte inferior do corpo é predominantemente amarela brilhante, a barriga, a garupa e as coberturas infracaudais são esbranquiçadas com um tom amarelado. Em muitos indivíduos, os flancos e as laterais do peito também apresentam um tom oliva.
O bico, a parte interna do bico, as pernas e os pés são pretos. A íris é marrom-escura.
Habitat do mohua
O habitat são áreas grandes e contíguas de falsas florestas de faias. É particularmente comum em florestas dominadas por faias vermelhas ou prateadas.
Requer árvores altas e velhas porque somente estas, com seus buracos nos galhos, oferecem ao pássaro de cabeça amarela oportunidades de nidificação suficientes.
Reprodução do mohua
A época de reprodução do mohua vai de outubro a fevereiro, com picos de eclosão entre novembro e dezembro: são aves monogâmicas , que geralmente carregam duas ninhadas durante o período de acasalamento.
O ninho, em forma de xícara alta, é construído por ambos os parceiros na bifurcação de um galho no alto da copa , entrelaçando fibras vegetais secas: no interior a fêmea põe de 2 a 4 ovos.
Que choca alternadamente com o macho e os demais membros do rebanho por cerca de duas semanas, ao final das quais eclodem filhotes cegos e sem penas , que são cuidados e alimentados pelos pais e por um ou mais membros do grupo até a independência.
Que geralmente é alcançada cerca de um mês e meio após a eclosão e após o qual os filhotes geralmente passam a fazer parte do rebanho dos pais, ajudando por sua vez no cuidado parental das ninhadas subsequentes.
Alimentação do mohua
O mohua essencialmente insetívoras , cuja dieta é baseada em insetos e outros pequenos invertebrados encontrados entre os galhos e cascas da copa
Estado de conservação
Abundante na natureza até ao século XIX , durante o século XX a ave de cabeça amarela viu o seu número diminuir drasticamente, sobretudo devido à predação por espécies introduzidas ( ratos e mustelídeos ).
Atualmente estima-se que a população destas aves tenha diminuído em cerca de três quartos em relação ao século passado, e por isso é classificado como ameaçado pela IUCN.
Canto do mohua
A expressão vocal é proeminente e audível durante todo o ano. Graças a isso, apesar de sua coloração marcante, o pica-pau é “mais ouvido do que visto”.
O mais característico é o canto territorial do macho, que atinge o pico no final da primavera. A canção é semelhante ao som do assobio dos canários . A fêmea só aparece ocasionalmente e seu canto é mais parecido com um zumbido.