Carrauongue-malhado (Strepera graculina) é uma especie de ave da família dos Artamidae que pertence ao gênero dos Strepera.
É um pássaro robusto, semelhante a um corvo, com média de cerca de 48 cm de comprimento, plumagem preta ou cinza-escura fuliginosa com parte inferior da cauda e manchas brancas nas asas, íris amarelas e bico pesado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do carrauongue-malhado
O carrauongue-malhado é geralmente um pássaro preto com branco na asa, abrigos infracaudais , na base da cauda e, mais visivelmente, na ponta da cauda. Tem olhos amarelos.
As aves adultas têm 44–50 cm de comprimento, com uma média de cerca de 48 cm; a envergadura varia de 56 a 77 cm, Com média de cerca de 69 cm.
Os machos adultos pesam em média cerca de 320 g, e as fêmeas 280 g. As asas são longas e largas. O bico longo e pesado tem cerca de uma vez e meia o comprimento da cabeça e é enganchado na ponta.
As aves juvenis têm marcas semelhantes às dos adultos, mas têm plumagem mais macia e acastanhada em geral, embora a faixa branca na cauda seja mais estreita.
As partes superiores são de um marrom mais escuro com vieiras e estrias na cabeça e no pescoço, e as partes inferiores são de um marrom mais claro. Os olhos são castanhos escuros e o bico escuro com ponta amarela. A abertura é de um amarelo proeminente.
As aves mais velhas ficam mais escuras até que a plumagem adulta seja alcançada, mas as marcas da cauda juvenil só mudam para adultas no final do desenvolvimento. As aves parecem mudar uma vez por ano no final do verão, após a reprodução. O pied currawong pode viver por mais de 20 anos na natureza.
Habitat do carrauongue-malhado
É uma ave comum em áreas rurais e semiurbanas do leste da Austrália, desde Cabo York até o oeste de Victoria e Ilha Lord Howe , onde existe uma subespécie endêmica. Adaptou-se bem à presença humana e tornou-se muito comum em áreas urbanas como Sydney .
Ao contrário de outras aves, sofreu pouco com o desenvolvimento da terra pelos europeus. Os colonos substituíram a maior parte das matas e florestas do país por vastas pradarias onde se estabeleceram.
As poucas áreas que não foram desmatadas são suficientes para suas necessidades e o grande número de bebedouros criados ao longo de suas antigas rotas migratórias permitiram que ele se instalasse em áreas por onde estava apenas de passagem.
Reprodução do carrauongue-malhado
O ninho em forma de tigela é feito em uma forquilha de galhos, construído com galhos finos forrados com grama e casca no alto das árvores na primavera; Geralmente são escolhidos eucaliptos.
A fêmea incuba 3 ovos durante aproximadamente 3 semanas entre julho e janeiro. Ambos os pais alimentam os filhotes, embora o macho só comece a alimentá-los vários dias após o nascimento . Com 3 semanas de idade, os pássaros jovens tornam-se independentes.
Alimentação do carrauongue-malhado
Onívoro, come frutas e bagas, e também ataca muitos invertebrados e vertebrados menores, principalmente pássaros jovens e ovos de pássaros. Caça nas árvores, roubando filhotes e ovos dos ninhos, bem como insetos e frutos das árvores.
Canto do carrauongue-malhado
Os carrauongue-malhados são pássaros vocais, cantando durante o vôo e em todos os momentos do dia. São mais barulhentos de manhã cedo e à noite, antes do empoleiramento, bem como antes da chuva.
O chamado alto e distinto foi traduzido como Kadow-Kadang ou Curra-wong , semelhante a um coaxar. Eles também possuem um assobio alto e agudo, semelhante ao de um lobo, transcrito como Wheeo. A subespécie endêmica da Ilha Lord Howe tem um chamado distinto e mais melodioso.