Andorinha do sul (Progne elegans) é uma especie de ave da família dos Hirundinídeos que pertence ao gênero Progne.
A espécie tem uma grande área de distribuição e não há sinais de ameaças substanciais ou de declínio populacional. Com base nesses critérios, a IUCN categoriza as espécies como viáveis (LC).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da andorinha do sul
A andorinha do sul é, como o nome sugere, uma andorinha grande com asas pontiagudas e cauda ligeiramente bifurcada.
O macho tem um brilho arroxeado profundo, enquanto a fêmea também é escura, mas acastanhada e levemente escamosa por baixo.
Em comparação com andorinhas-do-mar-azuis semelhantes e andorinhas-do-mar-de-peito-cinzento, a fêmea não tem barriga mais clara, enquanto o macho é em grande parte idêntico às andorinhas-do-mar-azuis .
Habitat da andorinha do sul
Os seus habitats naturais são florestas tropicais húmidas de planície, florestas tropicais ou subtropicais , pastagens tropicais e subtropicais de terras altas e baixas e áreas urbanas.
Distribuição geográfica
É encontrada na Argentina , Bolívia , Brasil , Colômbia , Panamá , Paraguai , Peru e Uruguai , 2 e foi observada no Chile em ocasiões muito raras.
Reprodução da andorinha do sul
A fêmea põe de 3 a 5 ovos brancos, dos quais o macho eclode e se desenvolve em ninhos em galhos e folhas, geralmente próximos à água. Ambos os pais participam da incubação e do cuidado dos filhotes.
Alimentação da andorinha do sul
As andorinhas do sul são aves insetívoras que comem principalmente insetos capturados em voo com o bico aberto como um funil.