Rabo de junco de angola (Colius castanotus) é uma especie de ave da familia dos coliídeos que pertence ao gênero Cólio.
Pequena ave castanho-acinzentada com cauda longa e uma mancha castanha brilhante na parte inferior das costas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do rabo de junco de angola
O rabo de junco de angola tem 30 a 38 cm de altura e pesa entre 39 e 82 g. O rosto e a testa são pretos com pontas de penas cinza-esbranquiçadas, o capuz, o resto da cabeça, o corpo e as asas são marrons com uma mancha castanha clara no dorso, a cauda marrom é longa e escalonada.
A garganta é cinzenta, a parte inferior castanho-acinzentada, com um ligeiro tom vermelho-vinho no peito. A ponta do bico é preta, cinza na crista do bico, o bico inferior é esbranquiçado, os pés são vermelhos.
A íris é amarela na metade superior, caso contrário é mais pálida e verde. A espécie difere do rato-rato de asa marrom semelhante ( Colius striatus ) por sua plumagem marrom-castanha na parte superior e pela falta de faixas.
Os pássaros jovens são de cor mais opaca, as coberturas das asas têm bordas marrom-claras, o bico é esverdeado em cima, escuro em baixo e a íris é marrom escura.
Habitat do rabo de junco de angola
As margens dos rios que fornecem fontes de água para a vegetação, como árvores e arbustos, são os lares ideais para os ratos-rato.
O seu ambiente está localizado perto dos rios, entre as fronteiras do sul de Angola e do norte da Namíbia. O rato-rato de dorso vermelho prefere florestas menos densas do que aquelas favoráveis a outros ratos-rato.
Os arbustos também são preferidos, especialmente com espinhos, para manter os predadores longe de seus ninhos. A estrutura do ninho do rato-rato de dorso vermelho é caracterizada como “em forma de xícara, espessa e desarrumada”.
Reprodução do rabo de junco de angola
Ambos os pais se revezam na incubação dos ovos, no entanto, as competências parentais do rato-rato de dorso vermelho são diferentes, na medida em que os jovens dependem não apenas dos pais, mas também da comunidade.
Outros pais podem ajudar os membros do grupo, outro macho pode guardar o ninho e uma fêmea pode partilhar o seu ninho com outra fêmea para incubar os seus ovos.
A fêmea do rato-rato de dorso vermelho põe de 2 a 4 ovos por ninhada, os ovos são brancos com manchas pretas e acastanhadas.
Alimentação do junco de angola
O rabo de junco de angola se alimenta principalmente de frutas , muitas vezes mamão , banana , manga , figo , e também de flores e folhas verdes .
Canto do junco de angola
O chamado do rabo de junco de angola macho é descrito como “chee chee chee”, como o do rato-rato de asa marrom ( Colius striatus ). Bandos de forrageamento cantam quase constantemente em tons altos.