Rolieiro-cuco (Leptosomus discolor) é uma especie de ave da familia dos Leptosomatidae que pertence ao gênero dos Leptosomus.
O rolieiro-cuco é muito manso e geralmente não é perturbado pelos habitantes de Madagascar, muitos dos quais possuem lendas e mitos sobre a espécie.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do rolieiro-cuco
O rolieiro-cuco tem um comprimento total de 40–50 cm; a subespécie nomeada é a maior, e L. d. gracilis o menor. Ao contrário dos rolos-cuco e rolos-de-chão , onde os sexos têm aparência idêntica, o rolo-cuco é sexualmente dicromático.
Os machos têm o peito e a cabeça maioritariamente cinzentos aveludados, mudando gradualmente para branco nas restantes partes inferiores.
O dorso, a cauda e as coberturas das asas são verdes iridescentes escuros com um tom arroxeado (especialmente nas coberturas das asas), e a coroa e a faixa dos olhos são pretas. As fêmeas são em sua maioria marrons, com partes inferiores claras fortemente manchadas de escuro.
Os juvenis são geralmente relatados como semelhantes a uma fêmea maçante, mas pelo menos os juvenis de L. d. gracilis são sexualmente dimórficos, e isso possivelmente também se aplica a outras subespécies.
O bico é robusto e os olhos ficam bem atrás no rosto. As pernas e os pés são pequenos e os pés têm uma estrutura incomum que confundiu muitos ornitólogos, mas agora é considerado zigodáctilo (dois dedos para a frente, dois dedos para trás).
Habitat do rolieiro-cuco
O rolieiro-cuco ocupa uma grande variedade de habitats, incluindo áreas alteradas. Eles habitam florestas, incluindo florestas tropicais, florestas litorâneas, florestas caducifólias, florestas espinhosas e plantações de árvores.
Nas Comores, a espécie é encontrada em todas as ilhas principais, particularmente em zonas florestais. Pode ser encontrado próximo ao nível do mar até 2.000 m.
Reprodução do rolieiro-cuco
Muito poucos estudos investigaram os hábitos reprodutivos do rolieiro-cuco. Foi descrito no passado como um criador polígamo , mas nenhuma evidência disso está disponível. O ninho está localizado em árvores altas, a 4–6 m do solo, em cavidades naturais.
Nenhum forro é colocado dentro da cavidade; os ovos brancos são colocados diretamente no fundo. O tamanho normal da ninhada é de cerca de quatro ovos. A incubação é realizada apenas pela fêmea, enquanto o macho a alimenta.
O período de incubação é de cerca de 20 dias, após os quais nascem pintinhos fofinhos. Os filhotes permanecem no ninho por 30 dias antes de emplumarem.
Alimentação do rolieiro-cuco
A dieta do rolieiro-cuco não é bem conhecida, mas uma expedição de 1931 descobriu que camaleões e insetos, especialmente gafanhotos e lagartas, são alimentos importantes.
Canto do rolieiro-cuco
As chamadas estão entre as mais típicas da ilha. Com sua ampla gama de sons e trinados de assobios e assobios, eles atraem a atenção mesmo a longa distância.