Início » Aves » Quetzal-pavão: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Quetzal-pavão: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

quetzal pavao

Quetzal-pavão (Pharomachrus pavoninus) é uma especie de ave da familia dos Trogonidae que pertence ao gênero dos Pharomachrus.

Também nomeado surucuá-açu e surucuá-pavão; nomeado, em inglês, pavonine quetzal. O quetzal-pavão vive na região Neotropical , mais especificamente na região norte da bacia amazônica , espalhando-se da Colômbia até a Bolívia.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características do quetzal-pavão

caracteristicas do quetzal-pavao
caracteristicas do quetzal-pavao

A ave tem 33 a 34 cm de altura e pesa cerca de 158 g. O macho tem bico avermelhado a vermelho alaranjado, pelo menos na base com ponta amarelada, a cabeça é verde dourada, a parte superior e superior do peito são verde esmeralda metálica, a parte inferior do peito até a cobertura infracaudal é vermelha.

Possui coberturas de asas alongadas e coberturas superiores da cauda até a ponta da cauda, ​​​​a parte inferior da cauda é preta. O macho é semelhante ao trogon de cabeça dourada ( Paramachrus auriceps ), mas difere principalmente na coloração do bico.

A fêmea é menos colorida, a cabeça é acinzentada, o bico é enegrecido com vermelho, o peito é acastanhado, as penas externas da cauda são entalhadas com faixas branco-acinzentadas.

Habitat do quetzal-pavão

habitat do quetzal-pavao
habitat do quetzal-pavao

O quetzal-pavão é o único quetzal encontrado nas florestas tropicais das terras baixas da América do Sul, a leste dos Andes. Especificamente, seu habitat preferido parece ser as florestas de terra firme encontradas na bacia amazônica e áreas adjacentes.

Dentro da floresta, parece relativamente restrito ao sub-bosque inferior e médio da floresta, variando entre 250m e 1200m de altitude.

Outras fontes colocam este quetzal em altitudes mais baixas, variando do nível do mar até 700 m. Independentemente disso, eles permanecem altamente arborícolas, chegando apenas ocasionalmente ao solo da floresta.

Distribuição geográfica

O quetzal-pavão reside o ano todo na bacia amazônica . Sua distribuição atravessa as fronteiras do Brasil e da Venezuela , sudeste da Colômbia, leste do Equador e Peru e norte da Bolívia.

Reprodução do quetzal-pavão

reproducao do quetzal-pavao
reproducao do quetzal-pavao

Existe uma lacuna significativa no conhecimento sobre a reprodução dos quesals de cabeça dourada. No entanto, como tendência geral, parece que a reprodução envolve cortejo, alguma combinação de exibições visuais sentadas e aéreas, e algumas exibições vocais mútuas.

Supostos ninhos foram relatados em alturas variando de 4 a 9 m acima do nível do solo. O único relato de nidificação confirmado do Quetzal-de-cabeça-dourada descreve o ninho como uma cavidade oca, quase toda nua, profunda o suficiente para esconder os dois adultos, com uma entrada redonda ou em forma de cunha.

O relatório afirma ainda que a ninhada continha dois ovos, o que é típico deste grupo. Os ovos eram azul-claros com algumas manchas marrons claras. Os ovos pesavam entre 8,5 e 13,5 ge mediam 27,6–28,1 mm por 31,5–32,4 mm.

Representantes de ambos os sexos participaram da incubação. Os machos podem incubar durante o dia, por volta das 10h até o pôr do sol (por volta das 18h), enquanto as fêmeas incubam durante a noite e de manhã cedo. A incubação dura pelo menos 14-17 dias.

Alimentação do quetzal-pavão

alimentacao do quetzal-pavao
alimentacao do quetzal-pavao

O quetzal-pavão é principalmente um frugívoro. Um estudo que analisou o conteúdo estomacal de nove exemplares desta ave descobriu que oito aves comeram apenas frutas diversas, enquanto a outra consumiu uma mistura de frutas e artrópodes.

Canto do quetzal-pavão

Vocalizações do quetzal-pavão bastante simples, altas e repetitivas. Embora existam algumas variações sobre como soletrar o chamado dos quetzals pavoninos, suas vocalizações se assemelham a um assobio descendente (« ew ewwo ewwo ewwo ewwo »), seguido por uma nota « chok ».

Os pássaros repetirão esse chamado cerca de quatro vezes em dez segundos e comporão a maior parte de suas vocalizações conhecidas.

 

amo natureza e tudo que ela compõe, estou sempre em busca de um bom conteúdo para nossos leitores.