Canário scotch fancy é uma espécie de canário que surgiu por volta de 1820, por cruzamento de Glasgow (antiga raça escocesa) com canários frisados e depois com bossu belga.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Essa era uma raça abundante na Escócia e os registros falam que nas exposições em Glasgow, 1860 a 1880, mais de 800 exemplares eram expostos.
No entanto, a partir de 1880, os criadores ingleses e escoceses começaram a criar os SCOTCH com Bossu, modicando a forma do pássaro original, e no inicio do século a diversidade dos pássaros apresentados era notória.
As discussões sobre o verdadeiro padrão acabaram por desestimular os criadores e a raça entrou em decadência, e após as grandes guerras muito poucos exemplares eram expostos.
Em 1963 praticamente desapareceram e em 1970, com a criação da Old Varieties Carany Association, foi começado o trabalho de reconstituição da raça e, em 1971, foi criado um novo padrão, bastante parecido com o existente na metade do século XIX.
Origem
A origem do canário scotch fancy é em Griven na Escócia por volta de 1820, ele surgiu através do cruzamento de Glasgow (antiga raça escocesa) com canários frisados e depois com Bossu Belga.
Características do canário scotch fancy
O canário scotch fancy possui o corpo longo, esbelto e estreito tamanho deve variar entre 17 e 18 cm, medidos do bico à extremidade da cauda.
Além disso, na posição de concurso o corpo se apresenta em forma de meia lua.
Os contornos do canário scotch fancy devem ser definidos, a plumagem lisa e bem aderente.
Com relação a cabeça é pequena, ligeiramente achatada, como de uma cobra, com uma nuca longa e estreita.
Já o pescoço é relativamente longo e fino e com curvas reversas que fazem a concordância com as espáduas e o peito quando visto de perfil.
Além disso, quando em posição o pássaro, com as pernas ligeiramente fletidas na articulação, toma a forma de uma meia lua, a cauda coloca-se sob o poleiro, as asas coladas ao dorso e a cabeça em nível superior às espáduas completam a forma requerida.
Por outro lado, a cauda é longa, estreita e bem compacta, quando em posição deve ficar sob o poleiro, mas bem afastada deste.
Alimentação
Os canários são pássaros granívoros, eles se alimentam de grãos e diversas sementes que encontram no seu habitat.
Como criar canário scotch fancy
O canário scotch fancy não são canários muito prolíficos, por isso é uma raça mais recomendada para pessoas experientes que têm exemplares suficientes, mesmo com fêmeas enfermeiras de outras raças que podem criar ninhadas sem muito problema.
Embora não seja menos verdade que existem espécimes que tendem a se reproduzir com mais facilidade.
A criação deve ser muito seletiva para garantir que eles possam adquirir a posição desejada de acordo com o padrão da raça.
Tipo de gaiola
Se o objetivo é fazer seu canário scotch fancy competir, então o tipo de gaiola a escolher é a de borda, com dois poleiros separados por 11 cm.
Essa distância é estratégica para que ele não seja obrigado a abrir as asas para pular de um estalajadeiro para outro, o que o faria perder o equilíbrio.
A estética e achar extremamente difícil montar a postura que pode fazê-lo merecer o prêmio pelo qual você fez isso, entrou na competição.
No entanto, deve ser aprovado de acordo com os regulamentos que regulamentam a exposição ornitológica.
Canto do canário scotch fancy