A pipira-da-taoca (Eucometis penicillata) é um pássaro da família Thraupidae, é a única espécie do género Eucometis.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a pipira-da-taoca pode ser encontrada na Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.
Com relação ao seus habitats naturais são as florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, pântanos subtropicais ou tropicais e florestas secundárias altamente degradadas.
Subespécies
A pipira-da-taoca possui sete subespécies reconhecidas:
– Eucometis penicillata penicillata: Esta espécie pode ser encontrada no sudeste da Colômbia a leste da cordilheira dos Andes até as Guianas, leste do Peru e norte do Brasil;
– Eucometis penicillata affinis: Esta espécie pode ser encontrada na região tropical do norte da Venezuela (do departamento de Falcón até Miranda)
– Eucometis penicillata albicollis: É encontrada no leste da Bolívia até o norte do Paraguai, nordeste da Argentina e centro-sul do Brasil;
– Eucometis penicillata cristata: Ocorre do leste do Panamá até o norte da Colômbia e no extremo oeste da Venezuela;
– Eucometis penicillata pallida: É encontrada na região tropical sudeste do México (nos estados de Veracruz e Yucatán) até o leste da Guatemala;
– Eucometis penicillata spodocephalus: Ocorre na região tropical da Nicarágua e na região costeira do Pacifico da Costa Rica;
– Eucometis penicillata stictothorax: Esta espécie pode ser encontrada na região tropical sudoeste da Costa Rica e no oeste do Panamá.
Características da pipira-da-taoca
A pipira-da-taoca é um pássaro que mede entre 16 e 17 centímetros de comprimento e pesa entre 22,5 e 35 gramas.
A fêmea tem píleo amarelo, e oliva por cima, cabeça cinza-claro com crista arrepiada, bico róseo; garganta pardacenta, partes inferiores amarelas.
Além disso, quando ela canta arrepia o topete e costuma manter a cauda entreaberta.
Com relação, o canto é uma sequência apressada e variada de notas agudas e abruptas.
Reprodução da pipira-da-taoca
Os casais da pipira-da-taoca são formados de julho a outubro, época de reprodução.
Além disso, apesar disso eles costumam ficar separados durante o dia.
A fêmea põe de 2 a 3 ovos, os filhotes deixam o ninho após 18 dias de vida.
Alimentação
A pipira-da-taoca se alimenta de formigas, frutos e insetos.
Hábitos
Espécie típica de vegetação rasteira que sempre se encontra na vegetação de baixas altitudes e quase nunca sai de casa.
Ativo e inquieto, levanta a crista quando nervoso ou excitado. Visto como um par, às vezes juntando-se a rebanhos mistos.
Habita cerrados, cerradões, manguezais, matas de galeria e florestas secas na Amazônia, Centro-Oeste e Sudeste (São Paulo).
Habitat
A pipira-da-taoca habita no interior das matas espessas, perto dos cursos da água, ao longo de igarapés, em açaizais e aningais.
Canto da pipira-da-taoca
Fotos da pipira-da-taoca
Distribuição geográfica
A pipira-da-taoca pode ser encontrada no Brasil nos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e trechos de Minas Gerais.
Também pode ser encontrado em São Paulo e Paraná além de outros países da América do Sul: Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Paraguai.