O saíra sete cores (Tangara seledon) é uma ave exótica da família Thraupidae conhecida como sete-cores, saí, saíra militar e saíra-de-bando.
Ela está entre as aves exóticas dançarina verde, por apresentar um manto superior verde-amarelo e apresentar passos de dança incríveis.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o saíra sete cores possui plumas de cores distintas e brilhantes.
Esta espécie tem o hábito monogâmico, ou seja ele monta seus ninhos com gramas e folhas pelo casal, escondido na vegetação ou nos troncos de árvores.
Este tipo de ave exótica pode ser encontrada na Argentina, Paraguai e Brasil, pode ser observada em grupos ou somente em pares.
Já durante a busca de alimentos, essa ave efetua verdadeiras acrobacias para recolher seus alimentos e efetua uma grande análise de ramos das árvores para identificar seu alimento.
Características do saíra sete cores
O saíra sete cores é pássaro que mede cerca de 13,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 18 gramas.
O macho adulto desta espécie apresenta plumagem complexa e brilhante.
Com relação a sua cabeça, nuca e queixo são de coloração turquesa, uma banda larga verde-amarelo pálido atravessa a nuca e o manto superior, e estende-se em torno dos lados do pescoço para até a garganta.
Os ombros são pretos e as primárias são azuis arroxeadas, a garupa é amarelo-alaranjada e a parte superior da cauda é azul turquesa.
A cauda é preta com margens verdes pálidas na base, tornando-se azul turquesa distalmente.
As penas de voo são pretas com amplas margens verdes claras. Na parte inferior, a parte inferior da garganta e a parte superior do peito são pretas, a parte central do peito é azul turquesa.
A barriga é verde e o bico é preto e sua base tem plumagem preta. Os olhos são escuros com uma região ao redor dos olhos de plumagem preta. Tarsos e pés são pretos.
A plumagem da fêmea é bastante semelhante à do macho, mas tem coloração menos intensa e parece ser a mais opaca das cores.
O imaturo é muito semelhante à fêmea, mas muito menos variado que os adultos, o imaturo não tem a cor brilhante da garupa do adulto.
Reprodução do saíra sete cores
O saíra de sete cores é uma ave monogâmica que se torna sexualmente madura aos 12 meses.
Este pássaro constrói um ninho em forma de tigela que é compacto, construído de grama e folhas e forrado com materiais macios por ambos os adultos.
Este ninho está geralmente escondido na vegetação, entre folhas de árvores ou vegetação rasteira, ou em plantas ao longo do tronco e galhos.
A época de reprodução do mico de sete cores ocorre entre novembro e fevereiro no Brasil, novembro e dezembro no Paraguai e novembro no nordeste da Argentina.
A fêmea põe de 2 a 4 ovos branco-rosados pálidos com manchas marrons ou cinzas, a incubação dura de 15 a 17 dias e é realizada pela fêmea.
Os jovens deixam o ninho entre 14 e 18 dias após a eclosão dos ovos.
Eles dependem de seus pais para se alimentar por algumas semanas depois de deixar o ninho.
Filhotes de ninhadas anteriores podem acompanhar os adultos por vários meses no primeiro ano.
Alimentação
O saíra de sete cores é um pássaro Frugívoro, que se alimentam de maçã, mamão, laranja, goiaba, caqui, banana e frutas da época.
As aves possuem bico cônico, com comprimento entre 12 e 14 centímetros e peso que oscila de 18 a 26 gramas.
Hábitat
O saíra de sete cores é uma ave que pode ser encontrada em todos os estratos da floresta atlântica e nas matas baixas do litoral, onde é muito frequente.
Esta espécie de ave pode ser visto aos pares ou em pequenos grupos, às vezes com até 20 aves.
Predadores
Os predadores do saíra de sete cores é a garça-branca-grande.
Comportamento
Este pequeno pássaro é muito ativo enquanto forrageia, realizando alguns movimentos acrobáticos enquanto pula nos galhos e coleta alimentos na superfície das folhas e cascas da vegetação.
Ele também inspeciona os lados dos galhos nus e se inclina para a frente várias vezes.
O saíra de sete cores pode manipular a fruta com o bico para remover as sementes e chegar à polpa.
Canto do saíra de sete cores
Fotos do saíra de sete cores
Quanto custa pássaro saíra de sete cores
O preço do saíra de sete cores pode variar bastante de acordo com a espécie, época do ano, disponibilidade, entre outras condições da saíra no momento da venda.
Além disso, de modo geral, os exemplares têm custo elevado no mercado, com valor a partir de R$ 600 cada.
Distribuição Geográfica
O saíra de sete cores é encontrada a partir de terras baixas com menos de 900 metros, mas eles são mais frequentemente visto em baixa altitude.
Esta é uma espécie bastante comum no sudeste brasileiro e ocorre da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, também ocorre no sudeste do Paraguai e no nordeste da Argentina.