Existem vários tipos de tucano cada um com sua beleza única e padrão de cores diferentes, além disso, os tucanos são aves da família Ramphastidae e pertencem à ordem Piciformes.
Além disso, os tucanos são arborícolas e vivem nas florestas da América, do México à Argentina e a sua fama se deve às suas cores brilhantes e aos seus enormes bicos.
Essas aves são bastante conhecida no brasil, podendo ser observados em várias partes do território nacional.
No entanto, diferentemente de outras aves, como araras, o que mais chama atenção neles não são as penas e sim o bico grande com coloração vibrante.
Essas aves se alimentam, principalmente, de frutos, porém podem também ingerir ovos e filhotes de outras aves.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas característica para diferenciar cada tipo de tucano.
Características dos tucanos
Todos os tipos de tucanos existentes têm uma série de caracteres que permitem o seu agrupamento dentro de um único táxon e as características do tucano são as seguintes:
Bico
Os tucanos possui bicos longos, largos e curvados para baixo e pode ser de várias cores, preto e branco ou amarelo.
Além disso, as suas bordas são serrilhadas ou afiadas e tem câmaras de ar que o tornam mais leve, com o bico, além de comer, eles eliminam o calor e regulam a temperatura.
Plumagem
Já a cor da plumagem varia muito entre os diferentes tipos de tucano que existem, embora o preto, verde, azul, branco e amarelo dominem normalmente.
Além disso, uma característica peculiar é que a zona orbital é normalmente de uma cor diferente.
Asas
As asas dos tucanos são curtas e arredondadas, adaptadas a voos curtos.
Tipos de tucano
Tucano-toco
O tucano-toco (Ramphastos toco) é uma ave conhecida como tucanuçu, este é um tipo de tucano que apresenta cerca de 56 cm de comprimento e massa corporal de 540 gramas, destacando-se como o maior de todos os tucanos.
Este tucano possui bico largo, longo, com tonalidade alaranjada vibrante, mancha negra na extremidade e estrias rubras perpendiculares ao eixo principal.
Além disso, na maior parte de seu corpo, estão presentes penas pretas, na região do pescoço, elas são brancas.
Ele também possui a pele nua ao redor dos olhos é laranja ou amarela, e suas pálpebras são azuis-turquesa.
Os tucanos-toco podem ser encontrados no cerrado e florestas do interior do Brasil, difere de outras espécies por ocorrer em áreas semiabertas.
Geralmente, o tucano-toco é observado vivendo em bandos de cerca de 20 indivíduos.
No entanto, eles são vistos em pares durante a época de reprodução. Esta espécie é monogâmica.
Os tucanos-toco nidificam em cavidades de árvores e usam o bico para expandir a cavidade até o tamanho ideal.
A incubação dura cerca de 16 dias, e a fêmea põe de dois a quatro ovos, o tucano-toco vive em média 40 anos.
Tucano-de-bico-arco-íris
O tucano-de-bico-arco-íris (Ramphastos sulfuratus) é um tipo de tucano que, como seu nome popular sugere, possui um bico rico em cores.
Além disso, no bico dessa ave predomina a cor verde amarelada, porém podemos identificar ainda manchas vermelhas, azuis e laranjas.
Porém na região em volta dos olhos é verde amarelada ou verde azulada.
Já o seu peite é amarelado, por isso também é chamado de tucano-de-peito-amarelo.
Com relação a região da garganta e do pescoço também possui coloração amarela, no entanto, a maior parte do seu corpo apresenta plumagem preta.
O tucano-de-bico-arco-íris pode ser encontrado no norte da Colômbia e América Central.
Tucano-choco
O tucano-choco (Ramphastos brevis) é um tipo de tucano que ocorre na Colômbia e Equador.
Ele possui um bico amarelo e preto marcante, as suas pálpebras e região ao redor dos olhos são verdes ou verdes amarelados.
Com relação a garganta e pescoço são amarelados, com uma faixa branca e uma faixa vermelha na transição da garganta para o peito.
Além disso, o tucano-choco pode ser encontrado na Colômbia e no Equador.
Tucano andino
Tucano andino (Andigena) esta espécie esta distribuído nas florestas tropicais da Cordilheira dos Andes no oeste da América do Sul.
Além disso, os tucanos andinos são caracterizados por suas cores muito brilhantes e variadas, tanto na plumagem como no bico, e medem entre 40 e 55 centímetros de comprimento.
Araçari-miudinho
Araçari-miudinho (Pteroglossus viridis) é uma ave piciforme da família Ramphastidae, também chamado de araçari-verde e araçari-limão.
O araçari-miudinho é o menor tucano do gênero, ele mede entre 30 e 39 centímetros de comprimento e pesa entre 110 e 162g.
O macho dessa espécie apresenta a cabeça e o pescoço negros, e o dorso, asas e cauda são verdes, o uropígio é vermelho.
Além disso, ao contrário da maioria dos outros araçaris, ele não tem faixa transversal vermelha no abdômen e seu peito, ventre e crisso são completamente amarelos.
Contudo, a base do bico do araçari-miudinho é vermelha, a mandíbula superior é amarela e laranja e a mandíbula inferior é preta.
Tucaninho-de-nariz-amarelo
O tucaninho-de-nariz-amarelo (Aulacorhynchus prasinus) é uma ave piciforme da família Ramphastidae, conhecido como araçari-de-garganta-negra.
O tucaninho-de-nariz-amarelo é uma ave que mede entre 29,5 a 31,5 centímetros de comprimento, o macho pesa entre 124 e 188 gramas e a fêmea pesa entre 124 e 200 gramas.
Além disso, os sexos são iguais na aparência, apesar da fêmea ser menor no tamanho e ligeiramente com o bico mais curto.
Assim como outros membros do gênero Aulacorhynchus, com predominância da plumagem verde.
Suas asas tem tom de verde mais escuro e apresenta máscara ao redor dos olhos e a garganta pretas.
Já o crisso deste tipo de tucano são duas cores, sendo a parte mais ventral clara e a parte caudal rufa e as retrizes são verdes, apresentando ponta azulada e extremidade também rufa como o crisso.
Com relação a cor do bico é preto com a mandíbula apresentando sua maior porção na cor amarela.
Araçari-castanho
O araçari-castanho (Pteroglossus castanotis) é uma ave Piciforme da família Ramphastidae, conhecido também como araçari-de-nuca-castanha.
O araçari-castanho é uma ave que mede 43 centímetros de comprimento e pesa entre 220 e 310 gramas.
Este tipo de tucano possui plumagem negra da cabeça à nuca, marrom castanha nas laterais da cabeça.
Ele também tem uma base larga no bico, de cor laranja, contornada por uma linha basal amarela mais fina.
Portanto, tanto a parte inferior da nuca, como a parte superior da garganta são pretas, a cor verde-escura recobre o dorso e contrasta com o vermelho do uropígio e coberteiras superiores da cauda.
Tucano-de-bico-preto
O Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus) é um tipo de tucano que esta presente desde a Amazônia até Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso.
O tucano-de-bico-preto é uma ave que mede cerca de 46 centímetros de comprimento e a sua principal característica, o bico na cor preta, é comprimido lateralmente na parte superior.
Esta característica visível conforme a iluminação, onde se percebe uma espécie de vinco.
Além disso, o bico pode ser todo preto, ou perto com uma linha amarelada na parte superior como em algumas ssp. amazônicas.
Ao redor do olho há uma área nua que pode ser vermelha ou azul já o papo varia de totalmente branco, indo ao amarelo até o laranja vivo.
Tucano-de-bico-verde
O tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) é um tipo de tucano que pode ser encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil, e também, no sul de Goiás, Paraguai e até na Argentina.
Ele pesa em torno de 265 g a 400 g e apresenta papo amarelo e bico verde, o serrilhado do bico é bem desenvolvido e realçados pela cor vermelha sanguínea.
Este é o único tucano que apresenta um ângulo acentuado na base da mandíbula inferior.
Tucano-grande-de-papo-branco
Tucano-grande-de-papo-branco (Ramphastos tucanus) é uma ave que mede entre 53 e 58 centímetros de comprimento e pesa entre 515 e 700 gramas.
Além disso, ele apresenta a coloração branco na garganta margeado de vermelho e as coberteiras superiores da cauda são amarelo esbranquiçado, e o bico assume coloração vermelho escuro que gradua-se ao alaranjado.
Ele também possui uma linha amarelo esverdeado, enquanto uma área basal é amarela (acima) e azul (abaixo), com linhas basais negras.
Já a região facial é verde azulada ou azul, enquanto a região perioftálmica se apresenta mais escura, violeta e a Íris tem cor marrom.
Estado de conservação das espécies de tucano
Alguns tipos de tucanos estão criticamente ameaçadas, enquanto outras são classificadas como menos preocupantes.
No entanto, os fatores que contribuem para o declínio dessas aves incluem predadores e caça humana, pois seus bicos e penas os tornam desejáveis para serem usados como decoração, o que obviamente é ilegal.
Ademais, as condições de desmatamento que ocorrem atualmente na maior área natural habitada por essas aves: a Amazônia.
Da mesma forma, os tucanos são uma das espécies que enfrentam a falta de consciência de pessoas que há muito desfrutam de seu canto e companhia em cativeiro e apoiam a biopirataria ou o comércio ilegal.
Habitat dos tucanos
Os tucanos são aves arborícolas e vivem no dossel de florestas mais ou menos densas.
Além disso, eles são sedentários, embora possam fazer migrações regionais em busca de frutas sazonais.
Alimentação dos tucanos
Os tucanos se alimentam principalmente de frutos, porém podem ingerir também insetos, filhotes de aves e até mesmo ovos.
Portanto, para isso, eles contam com um bico alongado, que os permite acessar locais a que nem todos animais têm acesso e devido ao fato de ingerirem vegetais e também animais, podemos concluir que eles são onívoros.